Em Sorocaba, Colégio Salesiano São José se prepara para implementar o ‘Novo Ensino Médio’

O chamado “Novo Ensino Médio”, medida estabelecida pelo Governo Federal, que altera a grade curricular e carga horária dos alunos nessa etapa da formação, passará a ser implementado, gradualmente, a partir de 2022.

No Colégio Salesiano São José, em Sorocaba, o processo de adaptação já foi iniciado neste semestre, para alinhar as atividades escolares, a partir das mudanças estabelecidas pelo futuro programa. 

As mudanças que já vêm sendo projetadas pela Organização, atenderão tanto às exigências da sociedade contemporânea como também as expectativas dessa geração do século XXI, como disse a assessora pedagógica da RSB-Escolas, Maria Leoneide Rodrigues de Almeida: 

“Desenvolvemos um projeto que vai possibilitar, não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã”, afirmou a assessora pedagógica. 

Baseados na metodologia olímpica, que costuma realizar eventos testes antes das grandes competições, a equipe pedagógica do Ensino Médio, da Unidade de Sorocaba, elaborou algumas ações para aprimorar os processos e proporcionar maior sinergia entre alunos e professores. 

Entre essas ações, destaca-se a criação de uma Eletiva de Gastronomia, em que professores das áreas de ciências, matemática, artes e redação elaboraram um curso de três meses (mini-eletiva), já no formato das eletivas, onde os alunos vão adquirir novas habilidades e competências.

As turmas foram divididas em equipes de trabalho e aprenderão a confeccionar uma sobremesa e, depois, vendê-las. Neste processo, os alunos trabalharão questões como planejamento, compras, orçamento, desenvolvimento de embalagens e design gráfico, iniciação à culinária, técnicas de vendas, definição de margens de lucros, entre outros conceitos. 

A aluna Gabriela Martins ressaltou que, esta sendo uma experiência incrível e que os estudantes estão muito empolgados com a mini-eletiva, sobretudo, neste momento de retorno, após o grande período de aulas remotas, devido à pandemia de Covid-19, que evidenciou, ainda mais, a importância do trabalho em grupo e a troca que acontece nas aulas práticas.

ASSISTA AO VÍDEO COM MAIS DETALHES DA INICIATIVA

Por: Colégio Salesiano São José Sorocaba

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: