Acólitos e Cerimoniários renovam compromisso de serviço em encontro Inspetorial

Neste sábado, 4, e domingo, 5, os Acólitos e Cerimoniários da Inspetoria Salesiana de São Paulo estiveram reunidos em dois encontros.

O primeiro, realizado no Centro Inspetorial, no bairro de Campos Elíseos, contou com a presença dos servidores do altar das regiões Capital e Paulista. No dia seguinte, foi a vez dos jovens provenientes do Vale do Paraíba se encontrarem na Presença Salesiana de Lorena.

Ambos os encontros tiveram a proposta de promover um momento de espiritualidade, convivência e partilha.

CAPITAL E PAULISTA

No sábado, cerca de 140 jovens das presenças salesianas da Capital e Paulista participaram do encontro iniciado com a Eucaristia realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini, e concelebrada pelos padres Bruno Calderaro, Pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Roque Luiz Sibioni, Pró-Reitor de Pastoral do Unisal, Padre Ronaldo Pereira, membro da Comissão Inspetorial de Evangelização e de Catequese, Padre Márcio Castro, membro da Comissão Inspetorial de Pastoral Juvenil, Padre Ivan Tomasetto, membro da Comissão Inspetorial de Animação Vocacional, Padre Luiz Paulo Feliciano, membro da Comissão Inspetorial de Pastoral Juvenil, Padre Rafael Galvão, membro da Comissão Inspetorial de Formação.

Durante a homilia, Padre Rafael animou os jovens dizendo:

“Dom Bosco se destacou pela forma que serviu a Deus. Todos somos chamados a sermos missionários de Jesus, mas cada um dará o seu toque pessoal na forma de ser. Ser acólito é viver uma maneira diferente de servir a Deus. Em comum, todos temos as dificuldades de sermos de Deus e perseverar. Para que isso? Para continuar escrevendo a história de Jesus na vida do outro”, manifestou o Padre Rafael.

Ao longo do dia, os servidores do altar foram divididos em grupos para participarem de três oficinas.

No período da tarde, aconteceu o Oratório Festivo, com um momento de “boa tarde”, conduzido pelo Padre Rafael, que rememorou as atividades realizadas ao longo do encontro.

VALE DO PARAÍBA

Na solenidade de Pentecostes, celebrada neste domingo, 5, os servidores do altar deram início ao encontro inspetorial por meio da Santa Missa, realizada no Santuário São Benedito, em Lorena.

Assim como na reunião de São Paulo, o Padre Inspetor também presidiu a celebração animada pelos Pós-noviços, Irmão Pedro Lucas, e Seminarista Jhonantan Ferreira.

Estiveram presentes 67 acólitos e 18 assessores das presenças que formam a Região do Vale do Paraíba.

Após a missa, os jovens contaram com três momentos de formação.

O Padre Rafael Galvão resgatou sobre a tradição salesiana – uma das mais importantes pregações desde o tempo de Dom Bosco: Como ser santo? De forma alegre, atual e inspiradora. Apresentou a santidade como consequência da felicidade, e segundo ele: “ser santo é ser a melhor versão de si mesmo em função do próximo.”

O teólogo Bruno Inácio, em sua oficina de espiritualidade, convidou os jovens a estarem sempre disponíveis ao próximo e a deixarem que Deus, na imagem do oleiro, molde a cada um da melhor forma. No terceiro momento da formação, o Irmão Jean de Castro e o Seminarista José Neto utilizaram a passagem bíblica de Lucas 6, 12 – 16, para enaltecer o chamado de Deus e o jogo Jenga, para demonstrarem a importância do trabalho em equipe.

 Na parte da tarde, os jovens também participaram do oratório festivo, que contou com futebol de sabão, vôlei, futsal e jogos de mesa.

Com informações de Matheus Rodrigues e Irmão Wellington
Foto: Padre Rafael Galvão

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: