Encontro Continental de Delegados de Formação e Comunicação

Dando continuidade à programação dos encontros de delegados de formação e comunicação das diversas Regiões da Congregação Salesiana, está sendo realizado em São Paulo, no Instituto Teológico Pio XI, no Alto da Lapa, de 06 a 11 de setembro, o encontro de comunicação e formação das Regiões Interamérica e Cone Sul, com a temática “Ética educativa e estética pastoral no mundo digital”.

Participantes

Participam do encontro o Padre Gildásio Mendes, Conselheiro Mundial para a Comunicação e os membros do Dicastério, os Padres, Ricardo Campoli e Matia Makula.

Pelo Dicastério da Formação, participa o Padre Francisco Santos. Presentes os inspetores referentes da comunicação no Brasil Salesiano, Padre Gilson, e o da formação, o Padre Natali Vitali e os Delegados de Comunicação e Formação das duas Regiões, num total de 51 participantes, dos quais 14 leigos e leigas (estes da área da Comunicação).

LEIA TAMBÉM

Artêmides Zatti: ‘Acreditei, prometi, fiquei curado’

Abertura

Na abertura, no dia 7, o Inspetor de São Paulo, Padre Justo Piccinini, deu as boas vindas ao grupo.

Nesta oportunidade, o Padre Gildásio Mendes apresentou os objetivos para o encontro, explicando: “Nós estamos fazendo esses encontros fundamentados na proposta programática do Reitor Mor nº 03: ‘Viver o sacramento salesiano da presença’, em sintonia com as propostas do CG28, dos Regionais e dos delegados das Inspetorias”.

O Padre Francisco Santos, representando o Conselheiro Geral da Formação, acolheu a todos e os motivou para a participação, pontuando que “o objetivo do encontro é a coordenação das iniciativas formativas que levamos em cada uma das regiões, como acompanhamento da programação do sexênio, a nível do setor de formação e de cada uma das regiões. O programa do Dicastério da Formação leva já três anos, e essa é a primeira reunião que fazemos de maneira presencial”.

O ritmo de trabalho

Os dois grupos, com momentos celebrativos em comum, trabalharam separadamente, mas o quarto dia do encontro foi reservado ao trabalho conjunto das duas áreas.

Comunicação

Os delegados da comunicação seguiram a seguinte pauta de trabalho: Contribuições ao Strumentum Laboris de Comunicação, Pacto Educativo Global, Programação do Comunicação do Sexênio, Projetos para o bicentenário do sonho dos 9 anos (2024), Proposta de temas e metodologia para a Conferência Internacional sobre Comunicação (UPS 2024), Colaboração com a Agência iNfo Salesiana – ANS e Projetos de Comunicação das duas regiões.

Formação

A pauta de trabalho da formação incluiu: Processo de renovação da Ratio, Plano de sexênio das regiões, estatutos dos curatoria das casas de formação da região, projeto inspetorial de formação, formação conjunta salesianos e leigos, plano de qualificação dos salesianos, formação dos formadores, a vocação do salesiano coadjutor e sua formação específica, o quinquênio.

Dia trabalho conjunto

O dia de reunião conjunta das duas áreas partiu de uma síntese de trabalho realizado nas inspetoriais pelos delegados das duas áreas, seguida da intervenção dos dicastérios da comunicação e da formação. Num segundo momento, em estudo pessoal e em plenário, foram traçadas orientações e propostas formativas no mundo digital.

Programação cultural

Em conjunto, os participantes participaram ainda de uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, na Região do Vale do Paraíba, e foram recebidos para uma refeição festiva na Casa do Pré-Noviciado em Lorena, interior paulista.

O encontro se concluiu de maneira muita fraterna e participativa e foram encaminhadas propostas concretas para que as inspetoriais, através dos delegados de comunicação e formação, possam dar continuidade ao aprofundamento da proposta salesiana de formação no mundo digital.

Texto: João Carlos Ribeiro, sdb
Fotos: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.