Encontro das Licenciaturas discute desafios da profissão no UNISAL

Os cursos de licenciatura do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, promoveram um encontro importante no ano em que são discutidas novas diretrizes para as licenciaturas. A semana teve como tema “Ser Professor hoje: responsabilidades e desafios”, e foi realizada de 23 a 25 de maio de 2016. Graduado em Filosofia e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, abriu a programação com uma palestra sobre “Como as mídias poderão ajudar no ensino?”.

O segundo dia do evento foi comandado pelos futuros docentes, Alunos do 1.º ano de História, Raul Corrêa de Macedo Neto e Pedro Henriques Pereira Eschechola. O cinema foi a peça chave para o sucesso da atividade, pois um curta-metragem pode ser o passaporte para a imaginação e conhecimento; por trás das imagens há um relato sobre as fases da formação da sociedade. A atividade contou com a orientação do Prof. Me. Diego Amaro de Almeida e do Prof. Antonio Tadeu de Miranda Alves, Coordenador do Curso de História. Ainda no segundo dia, a professora Meily Cassemiro Santos falou sobre a trajetória de Júlio César de Melo e Sousa, o Malba Tahan. Ela falou sobre o professor que usou a literatura como caminho para a alfabetização matemática.

A Coordenadora do Curso de Matemática, Emiliana Amorim, acredita que esse seja o caminho da docência em um país de desafios para a educação. “O principal desafio é acompanhar a evolução de tudo, já que tudo evoluiu: carros, mídias, hospitais, vestimentas. De nada adianta a aplicação de novas tecnologias, como por exemplo os apps, se não as utilizamos em sala de aula”, destacou Emiliana.

O Curso de Pedagogia contou com a presença da publicitária, professora e coordenadora pedagógica, Fabíola de Melo Nehin Guadix. A palestrante, responsável pelo Projeto da Escola Comunitária Cirandas, trouxe o desafio de se pensar em uma “Escola diferente, a partir da experiência educativa vivida na Escola Comunitária Cirandas”, de Paraty, Rio de Janeiro.

No terceiro e último dia, a Roda de Conversa contou com a participação dos professores Felipe Stiebler Leite Vilella (Doutor em Psicologia Clínica pela USP) e com Suillan Miguez Gonzalez (Bolsista CAPES de Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP). Eles esclareceram aos participantes sobre “Ser professor hoje: desafios e responsabilidades – As interfaces da Profissão Docente”.

A programação trouxe outras Rodas de Conversa ao longo dos três dias e que contaram com a presença dos professores Mário José Dias, Coordenador do Curso de Filosofia e Sonia Maria Ferreira Koehler, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Violências nas Escolas do UNISAL.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: