Encontro de Pedagogia Salesiana reuniu novos educadores em Campos do Jordão

Nos dias 13, 14 e 15 de março foi realizado,em Campos do Jordão, na Vila Dom Bosco, o Encontro de Pedagogia Salesiana para novos educadores ligados às inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (SDB) e Santa Catarina de Sena (FMA), de São Paulo.

O encontro foi coordenado pelo o animador do Polo SP da Rede Salesiana de Escolas, Pe. Luís Otávio Botasso. A palestra inicial ficou a cargo do diretor do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, Pe. Antônio Carlos Galhardo, que abordou o tema “O Sistema Preventivo de Dom Bosco e o perfil do Educador Salesiano”, o jeito salesiano de ser, como Dom Bosco, transmitindo aos jovens coisas boas, sobretudo, que vêm da comunhão de Deus, afirmou Pe. Carlos.

Na sequência, a gestora do Polo SP da RSE, Mirian Godinho, com a palestra “Você é parte da maior rede de Escolas Católicas da América”, ressaltou a história de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e destacou os diferenciais do educador salesiano.

Às 14h, Ir. Dulce Hirata, professora de filosofia das Aspirantes, abordou ao tema “Fundamento bíblico-teológico do Sistema Preventivo de Dom Bosco” e ressaltou presença educativa nas três dimensões do Sistema Preventivo: razão, religião e amorevollezza.No final da tarde, os educadores participaram da Celebração Eucarística celebrada pelo Pe. Luis Otávio.

No último dia do encontro,houve a palestra da Delegada Inspetorialda Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Claudia Regina Correia Ribeiro, sobre o tema “Comunidade Educativa em Pastoral”, ressaltando a importância de ajudar os jovens a dar respostas para suas necessidades, e que a nossa identidade é o amor demonstrado.

A última parte da manhã foi reservada para avaliação do Encontro, encerrado com uma significativa oração seguida pelo almoço festivo.

Andréa Pereira – Comunicação FMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.