Encontro dos Conselhos Gerais dos SDB e FMA

“Qual mudança de mentalidade e quais empenhos nos podemos prospectar ao fazermos uma abordagem carismática da realidade da Família?”. Esta foi a pergunta fundamental que, à luz do último Sínodo dos Bispos, guiou os trabalhos dos Conselhos Gerais dos Salesianos (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)no Encontro conjuntode ontem, 11 de janeiro, na Casa Geral dos Salesianos.

A reflexão introdutiva sobre o tema da Família esteve aos cuidados do P. Andrea Bozzolo SDB, Docente de Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia da UPS, em Turim. Em sua exposição, ilustrou os conteúdos mais relevantes da ‘Relatio Synodi’; propôs uma chave de leitura do evento sinodal; indicou alguns elementos em que a mudança da cultura afetiva interpela a evangelização de hoje; e, sobretudo, especificou quais os pontos que mais interpelam hoje o Carisma salesiano.

Sobre este último item, sublinhou:

  • a educação afetiva dos jovens, um campo de missão indicado pelo mesmo Papa à Família Salesiana e que requer um sério investimento cultural, no qual SDB e FMA invistam os seus peculiares recursos pedagógicos e teológicos;
  • o acompanhamento dos jovens ao matrimônio, que necessita de atenções diversificadas segundo os contextos culturais e uma educação dedicada à concepção cristã da paternidade e da maternidade;
  • a ação pastoral com as Famílias que entram em contato com as obras SDB e FMA, de modo que a proposta educativa salesiana constitua um seu ponto de acesso ao Evangelho e as ajude a sair do isolamento a que com frequência são confinadas;a contribuição que leigos casados, pais e mães de família, podem dar ao desenvolvimento e à atuação do Sistema Preventivo;
  • e especialmente a contribuição específica que podem dar as famílias que já fazem parte da Família Salesiana, através do empenho apostólico e do testemunho direto;
  • enfim, o repensamento da Pastoral Juvenil em termos “generativos”, coma redescoberta do papel fundamental que a Família tem para a transmissão da Fé e o profundo laço entre Pastoral juvenil e familiar.

Todos esses temas foram objeto de reflexão específica pelos membros dos Conselhos, que primeiramente os trataram em pequenos grupos e ao depois em debate conjunto.

O fraterno encontro de comunhão encerrou-se com a lembrança de alguns assuntos comuns de agenda, como os iminentes ‘Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2016 (DEFS 2016) e os Exercícios Espirituais conjuntos, programados para fins de junho e julho, em Santa Fosca, Beluno, Itália.

O próximo encontro está marcado para o dia 11 de julho de 2016.

ANS – Roma

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: