Encontro reúne jornalistas, professores e colaboradores em Lorena

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Que o Centro Universitário Salesiano de São Paulo é um grande âmbito de conhecimento, todo mundo sabe. Mas um encontro inusitado, realizado no dia 30 de outubro, mostrou que a Unidade Lorena também é um espaço aberto a novos olhares.

O Departamento de Comunicação e Marketing promoveu um grande debate sobre temas relevantes para a sociedade. O encontro reuniu 35 jornalistas da região e 15 professores e colaboradores do UNISAL.

O início das apresentações contou com Leandro Costa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do UNISAL. Ele destacou a cultura empreendedora da instituição salesiana, além de ressaltar que os brindes recebidos pelos palestrantes e ouvintes foram feitos por alunos empreendedores. O UNISAL Lorena tem um dos 100 Centros de Empreendedorismo existentes no país. Alunos já elaboraram vários produtos, dentre eles, peças derivadas do porco, alfajor, bombons recheados, vasos de planta, serviços de garçons e até empresas de balão.

O professor do curso de Direito e delegado de polícia, Francisco Sannini, reuniu em uma palestra de 40 minutos assuntos importantes. O destaque foi para a maioridade penal, tema que influencia diretamente na vida diária dos jornalistas e também nas de cidadãos, representados por professores e colaboradores. “A intenção da palestra foi facilitar a vida do jornalista, enquanto profissional que tem como função traduzir as notícias para toda a sociedade”, revela Sannini.

O professor do curso de Direito, Marcos Edwagner, trouxe dois assuntos relevantes: CPC- Código de Processo Civil – e Eleições 2016. Afinal, no próximo ano vão acontecer mudanças jurídicas no CPC e o pleito municipal, decisivo para as cidades brasileiras. “Quanto às eleições, são muitas as dúvidas, mas o cidadão, seja ele professor, jornalista ou colaborador, deve se atentar à postura de possíveis candidatos”, afirmou Edwagner em um dos trechos da palestra.

Como apresentar o mundo acadêmico ao universo jornalístico e vice-versa? A missão foi dada a dois profissionais renomados pelo trabalho realizado em anos de profissão no campo jornalístico.

O jornalista Eduardo Miranda, editor-chefe da Tv Aparecida, falou da trajetória de vida no jornalismo. Ele tem passagens pela Rádio Aparecida, Tv Setorial, Tv Band Vale e Jornal O Vale. Miranda, como é chamado, falou sobre o perfil do jornalismo na emissora católica e educativa e ressaltou o processo de transformação da notícia regional em nacional. “O jornalismo da Tv Aparecida caminha para um novo processo, nele queremos boas notícias, queremos a participação maciça da sociedade”, destacou o apresentador do jornal TJ Aparecida durante a apresentação.

A editora responsável pela Tv Vanguarda, afiliada da Globo, em Taubaté, explicou aos presentes como uma notícia chega à redação da emissora e compõe os jornais da casa. Ao apresentar a palestra, Simone Menocchi foi indagada por um dos professores. O coordenador do curso de Filosofia, Mario Dias, quis saber sobre o espaço que a educação tem no jornalismo diário, que, na maioria dos casos, prioriza crimes e outros assuntos mais factuais. “Nós queremos boas histórias e damos ouvido a aqueles que nos trazem bons conteúdos. A forma com que recebemos esta sugestão é que deve ser modificada, deve ser cada vez mais atraente, cheia de vida e de personagens interessantes”, avalia Simone.

A organização do evento pretende realizar outras edições e para isso quis saber a opinião de quem assistiu as mais de 2 horas de conteúdo.

“O retorno foi positivo e sentimos que a maioria dos profissionais está carente de bons conteúdos”, afirma Lílian de Paula, assessora de imprensa do UNISAL e organizadora do evento.

Nosso agradecimento a todos os jornalistas, professores e colaboradores que estiveram no evento. Em especial, a Tv Vale e Portal A12 que fizeram a cobertura da palestra.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: