Encontro reúne membros da RSB-Social em São Paulo

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2016, os Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), leigos e leigas integrantes da Rede Salesiana Brasil-Social foram convidados a participar do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana em Rede no Polo São Paulo (ENAS), que teve como objetivo geral mobilizar os membros da RSB-Social para uma cultura de atuação da missão educativo-pastoral em rede, no âmbito da ação social salesiana do Brasil.

O encontro aconteceu no Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo-SP), onde estiveram hospedados cerca de 60 participantes, dentre eles os diretores executivos da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima (SDB) e Irmã Sílvia Aparecida da Silva (FMA); o inspetor, Pe. Edson Castilho (SDB, Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora) e a inspetora, Irmã Helena Guesser (FMA, Inspetoria Salesiana Santa Catarina de Sena); os animadores do Polo São Paulo da RSB-Social, Pe. Maurício Tadeu Miranda (SDB) e Rosemeire Gomes Silva (FMA); e o assessor da RSB e membro da equipe de elaboração do Caderno Educativo Pastoral da RSB-Social, José Jair Ribeiro (mais conhecido como “Zeca”).

Logo na manhã da terça-feira, os representantes da Obra Social São João Bosco Pe. Glauco Landim, Ana Lúcia Batista e Diego Sampaio conduziram o momento de oração inicial do evento. A acolhida dos inscritos foi feita pelos Inspetores e abertura oficial, pelos animadores. Ainda em clima de “boas vindas”, os integrantes das obras sociais se apresentaram de acordo com a região geográfica do estado a qual pertencem (Capital, Paulista e Vale do Paraíba).

Feitas as apresentações, a programação do ENAS propôs aos participantes momentos de reflexão, partilhas e plenárias, através de seminários e grupos de trabalho dispostos a discutir as transições e o alinhamento de ações, aspectos que fazem parte das prioridades da RSB-Social. Além disso, foi possível aproveitar os intervalos como ocasiões de convivência e troca de experiência. Houve a celebração da Santa Missa nos dois dias do Encontro.

Ao final, já na quarta-feira, após a exposição dos resultados obtidos pelos grupos de trabalho no decorrer do ENAS, os participantes assinaram o Pacto de Animação da RSB-Social no Polo, para que, engajados no mesmo projeto educativo-pastoral salesiano em rede, comprometam-se a cumprir a propostas feitas e se já se preparem para o ENAS Nacional 2017!

Texto e fotos: Gabriela Haeitmann

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: