“Ensaios 2016”: teatro, poesia e música encanta comunidade escolar de Cruzeiro

Nas noites de 24 e 25 de novembro, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cruzeiro, esteve em festa com o lançamento do “Ensaios 2016”, o livro do alunos. Embora o projeto esteja se desenvolvendo em um novo formato desde o ano passado, quando passou de livro físico para livro virtual, o “Ensaios” é projeto característico da escola e marca seus educadores, educandos e familiares já há algum tempo. De modo, que a noite de apresentação é altamente esperada, até mesmo porque torna-se momento de conclusão de um ano de empenhos e conquistas.

Neste ano o “Ensaios” foi enriquecido com duas novidades, a primeira foi a inclusão de vídeos, para além dos e-books, ambos com produções dos alunos. Mas, conquista ainda mais significativa para o projeto foi a participação do Ensino Infantil com teatros e textos, claro, acompanhados de belos desenhos. E para o próximo ano já é previsto audiobooks, de modo, o novo formato escolhido traz consigo grandes potencialidades para o “Ensaios”, isso com o intuito primeiro de ampliar o campo de empenho junto dos alunos na escrita, mas também na oralidade e desenvoltura.

Mas, a riqueza do projeto toca sobretudo a criatividade e favorece a expressão de muitos talentos na escrita, na música e no teatro. Tudo é confirmado pelas palavras do padre diretor, José Morgado, na abertura da segunda noite do “Ensaios” junto aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e seus familares: “O Ensaios é um projeto riquíssimo dessa escola e tem ido adiante, atualizando-se. Antes a escrita era talhada em pedra, hoje ela está no campo virtual. Também nosso projeto tem se atualizado e crescido com aquilo que a tecnologia permite”.

Outra palavra significativa foi dada na conclusão da primeira noite, junto aos alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e seus familiares, pelo salesiano coordenador da Pastoral, Magno Fonzar: “É belo contemplar e deixar-se encantar pelas diversas expressões da grande potencialidade de nossa natureza humana. Somos ser humano, ‘ser’, uma constante e um construto. Porque a vida é um eterno presente, sempre enriquecendo-se de dons. Assim, faz-se necessária e fundamental a arte de educar. E como diz um provérbio africano: ‘para educar um menino é preciso uma aldeia inteira’. Também nós, para educarmos, precisamos ser uma comunidade.

E na arte de educar é preciso sempre contemplar a integralidade da pessoa em suas potencialidades, pois o humano não pode jamais ser reduzido a mero instrumento. Por isso, educando integralmente e em comunidade, é urgente fazer do educando um agente do seu caminho formativo e permitir que se expresse na escrita, na conta matemática, na compreensão da história ou da realidade política, mas também na música, no teatro e na dança”.

Magno Fonzar Albuquerque, sdb

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: