As aulas de informática do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I da Escola Salesiana São José, de Campinas, além de serem suporte ao trabalho pedagógico com os conteúdos de sala, são também momentos para os alunos aprenderem a usar diferentes softwares para fins acadêmicos.
Esta proposta, desejo da coordenação pedagógica desde 2011, foi possível ser implantada graças ao trabalho conjunto das responsáveis da informática, professoras e coordenação. Definiu-se para tal o que se trabalharia em cada ano/série, explorando os diferentes recursos que a tecnologia oferece. O diferencial está na exploração destes recursos para elaboração de trabalhos acadêmicos. Até o momento, de acordo com este trabalho realizado pelas responsáveis da informática Viane Thomaz e Thaís Gallo, os alunos já exploraram os seguintes recursos:
2º ano – Paint: desenho e pintura
3º ano -Word com digitação de texto; criação de Power Point; criação de malha quadriculada no Word;
inserção de imagem retiradas de arquivos e/ou da internet -imagens de domínio público;
4º ano – inserção de imagem para ilustração dos textos;
criação de tabelas/ Word;
construção de gráficos no Excel, a partir das tabelas criadas.
planilha de despesas no programa Excel;
planilha contendo as quatro operações, no programa Excel;
5º ano – criação de tabelas/Word;
criação de gráficos construídos a partir das informações das tabelas –Excel;
produção de texto no Word com autocorretor desabilitado;
simulados de português e matemática para prova Geekie.
Para o 5º ano, acrescentou-se a prática de algumas lições de casa a serem digitadas e apresentadas impressas, atendendo a esta demanda, cada vez mais presente na rotina escolar dos alunos. A exemplo disto, a avaliação Institucional de conhecimento – Geekie 2016 – já foi realizada de forma digital, inclusive a redação.
“Trata-se de um grande avanço no trabalho oferecido aos alunos, qualificando ainda mais a aprendizagem deles”, afirma a coordenadora pedagógica do Fundamental I, Denise Michaloskey.
Comunicação e Marketing – ESSJ