Escola de Samba Dom Bosco: “Puxe o fole sanfoneiro que o show vai começar”

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Mais um carnaval se aproxima e o carisma salesiano se fará novamente representado na avenida pela Escola de Samba Dom Bosco. Terceiro lugar no desfile do Grupo 1 da União Estadual das Escolas de Samba em 2016, a escola pertencente à Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na capital, apresenta o enredo “Puxe o fole sanfoneiro que o show vai começar. Bate palma minha gente, meu Sertão vai desfilar”.

O enredo tem a palavra Sertão em letra maiúscula não por acaso. Apresentará ao público as festas populares da Região Nordeste, as delícias típicas juninas, o sincretismo religioso, o folclore, a veneração ao Pe. Cícero e o cangaço. O autor do enredo é Babu Energia, que desde 2014 é o carnavalesco da escola.

Além do carnavalesco Babu Energia, a escola tem como destaques seu presidente o Pe. Rosalvino Morán Viñayo, o diretor de bateria Mestre Augusto, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcio Domingos e Mariana Vieira.

O desfile da Escola de Samba Dom Bosco acontecerá no dia 27 de fevereiro,segunda-feira, no Sambódromo do Anhembi. A escola será a décima a entrar na avenida.

Samba-de-enredo

VEM SANFONEIRO, VENHA CÁ
QUE O NOSSO SHOW VAI COMEÇAR
NO ARRASTA-PÉ DO SERTÃO, BATE FORTE NA PALMA DA MÃO
A DOM BOSCO VAI PASSAR

O balão vai subindo, mas que noite tão linda
É São João e a fogueira “brazerô”… Os corações
Pra Santo Antonio abençoar
Tem baião e xaxado, “êta” forró “arretado”
Cultura de um povo nordestino
Que aprendi a cultivar desde menino
Águas de São Pedro, alegria na lavoura
Vou saborear que essa vida é muito boa

TEM NA BAHIA DE SÃO SALVADOR
ESCADARIA, LAVAGEM PRO NOSSO SENHOR
TEM NA BAHIA, SENHOR DO BONFIM
TODAS AS CRENÇAS, PRA VOCÊ E PRA MIM

Lendas e assombrações
Magias e cores no céu
Frevo, boi bumbá, maracatu
Festa de Reis, literatura de cordel
Ao “padim” Ciço em devoção
Nosso cortejo em romaria
O rei do cangaço é Lampião
Ao som da gloriosa bateria

A escola

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco nasceu em 5 de fevereiro de 1989 a partir de um concurso para crianças realizado sempre na época do carnaval pela Obra Social Dom Bosco, sob a responsabilidade do Pe. Rosalvino Moran Viñayo, em Itaquera. E assim, um pequeno bloco carnavalesco tornou-se uma escola de samba que em poucos anos teve um crescimento surpreendente graças a Dom Bosco, Pe. Rosalvino e à comunidade que muito os apoiou e hoje vem contribuir para o brilho do carnaval de São Paulo.

O carnaval na Obra Social Dom Bosco existe desde o dia em que os Salesianos chegaram a Itaquera, zona leste de São Paulo. No início havia apenas carnaval de salão que se resumia a duas matinês para crianças e jovens da comunidade. Antes do baile acontecia a tradicional partida de futebol: os homens contra as mulheres, sendo “as mulheres” homens fantasiados. O ponto mais alto era a festa e o desfile de fantasia com direito a prêmios para os primeiros classificados. Aos poucos foram se formando pequenos blocos carnavalescos animados pela bateria improvisada dos jovens da Obra.

Sem dúvida estava lançada a semente da Escola de Samba Dom Bosco que seria fundada em 1993 pelo Pe. Rosalvino. Desde então a Escola de Samba sai todos os anos no desfile que abre oficialmente o carnaval do bairro, além de desde 1999 desfilar também no carnaval oficial da cidade de São Paulo, no Anhembi.

Com informações da SASP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: