Escola São José e o projeto Amigo Cuidador

O Amigo Cuidador é um Projeto do Fundamental I da Escola Salesiana São José, de Campinas, o qual visa contribuir com o processo de adaptação dos alunos novos e dos antigos, em suas novas turmas.

Escolhidos pela professora, cada aluno é convidado a cuidar de um colega. A ideia é que o cuidador observe se o amigo tem com quem lanchar e brincar, ou se o amigo sabe se deslocar no setor encontrando o que precisa.

“Não há obrigação de ficar com este amigo, mas ele pode ser convidado a participar de seu grupo. Os alunos são estimulados a ter um olhar para o outro, independentemente do grau de afinidade ou amizade que tenham. Trata-se de reconhecer que precisamos e queremos ser acolhidos e bem tratados, então também praticamos ações de receptividade e gentileza com os demais” disse a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Denise Mickaloskey.

Há previsão de rodízio, podendo inclusive que o cuidador não seja revelado de imediato, ou seja, de quem cuido, não pode saber que estou cuidando.
Aspectos práticos também são explorados, como por exemplo, observar se de quem cuido já chegou na fila; já recebeu a atividade, entre outras coisas.

Simone Silva

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: