Escritora da RSE transforma professores salesianos em heróis

O e-book “Treasure Stone”, escrito pela autora e professora Miriam Saucer, estimula a imaginação, a consciência ambiental, trabalha bons valores e ainda usa a tecnologia em favor do aprendizado. Conheça este projeto realizado em Niterói.

Miriam Saucer, professora de Língua Inglesa no Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói-RJ, decidiu usar a literatura para ensinar língua inglesa, trabalhar valores de preservação do meio ambiente e, ainda, valorizar os educadores salesianos. No e-book “Treasure Stone”, lançado em setembro na feira do livro da escola, Miriam criou personagens cativantes e uma história de muita criatividade, completamente escrita em inglês, para seus alunos dos 6º e 7º anos exercitarem, ao mesmo tempo, a imaginação e a leitura em língua estrangeira, além de conteúdos de outras áreas.

No e-book, os professores salesianos são apresentados como super-heróis, cada um com um super poder diferente de acordo com as disciplinas que leciona. “Como os super-heróis são os professores de Inglês, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e História, os assuntos abordados são os de cada disciplina. O e-book é uma aventura multidisciplinar”, explica Miriam.

Durante a trama, os educadores têm que proteger a treasure stone (pedra-tesouro), um artefato que tem o poder de sugar todo o oxigênio do planeta. Os vilões são extraterrestres interessados em roubar a pedra e o planeta. “Entretanto, há algo que eles não sabem: a pedra só faz efeito se estiver perto de sete pessoas que façam mal ao nosso planeta, tal como poluir o ar, poluir a água, poluir o solo, cortar árvores, matar animais indiscriminadamente, não ter amor ao próximo etc”, conta a autora.

Dom Bosco como guia

Além de abordar os valores de respeito à vida, o livro ainda faz referência direta ao Pai e Mestre da Juventude. Dom Bosco é representado pelo persornagem Dom, a ajuda divina dos sete heróis. Através dos sonhos, ele previne os educadores sobre as situações que estão por vir, dando conselhos através de metáforas e charadas.

Miriam, que está há seis anos no Colégio Salesiano Região Oceânica, tem Dom Bosco como inspiração e referência para o seu trabalho. “Acredito que sou uma mera colaboradora e semeadora do trabalho que foi iniciado por ele”, destaca.

O livro foi composto inteiramente na escola, com a colaboração de outros educadores. Renato Vieira, assistente da biblioteca, ilustrou os personagens, enquanto Márcio Marins, do Departamento de Comunicação, elaborou as ilustrações digitais das cenas de cada capítulo. Participou também o aluno Rodrigo de Lima Gomes, do 6º ano, que desenhou o carro dos super-heróis. Após idealizar o projeto, Miriam recebeu todo o apoio da supervisora pedagógica da escola, Jane dos Santos Castro, e do diretor Sérgio Baruffi.

Interatividad2015_RSE_treasure_stonee em foco

Utilizando a tecnologia com fins pedagógicos, as atividades sugeridas no e-book têm links para vídeos, enciclopédias e textos complementares adequados a cada uma das atividades. Os capítulos são disponibilizados no Portal Futurum para as turmas dos 6º e 7º anos.

Mesmo já tendo publicado dez capítulos, Miriam ressalta que o projeto é contínuo e interativo: a história recebe a colaboração dos leitores para avançar. “Os alunos sempre aparecem com ideias inovadoras. Tento agregar as sugestões deles à história”, afirma.

RSE Informa

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: