Escritora espanhola ajuda alunos de Americana a refletirem sobre crises humanitárias

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana, recebeu a escritora espanhola Nati Alonso, autora do livro “A viagem de Alaa”. Foi uma experiência e oportunidade única para os alunos do 6º ano aprenderem um pouco mais sobre esse enredo tão atual e significativo.

O desenvolvimento do projeto começou com a leitura coletiva da obra e depois veio a contextualização. Em um bate-papo reflexivo, os professores Enrico Paternostro Bueno da Silva (Filosofia) e Guilherme Prado Roitberg (História) explicaram a guerra civil na Síria e assim as turmas compreenderam o porquê Alaa, a protagonista, e sua família saíram em condições precárias de Damasco, a cidade na qual viviam.

Após foi o momento de vivenciar um pouco desse problema. Através de uma dinâmica, os alunos puderam “sentir na pele” como é ficar sem abrigo e ter ajuda negada por pessoas próximas. Por fim, as turmas criaram vídeos que explicam o drama humanitário, a guerra civil, a relação da obra com a realidade e deixaram uma mensagem de empatia para os refugiados. Esses vídeos foram gravados com o auxílio dos tutores, alunos do Ensino Médio que se dispuseram a ajudar na gravação e edição do trabalho! Essa ajuda foi muito importante!

Um projeto interdisciplinar que desenvolveu olhar crítico, sensível e empático para essa questão que diz respeito a todos! Parabéns a todos os envolvidos e o obrigado especial a Nati que abrilhantou a manhã.

Lucas de Souza – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: