Em maio de 2013, por ocasião da preparação para o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, a dimensão da Comunicação Social da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em conjunto com o Serviço de Animação Vocacional, lançaram o projeto Espaço Valdocco, com a proposta de, semanalmente, publicar artigos relacionados à salesianidade.

A primeira parte da série, composta por mais de 40 capítulos e republicada neste ano de 2017, foi escrita pelo Pe. Glauco Landim, à época animador inspetorial das dimensões Vocacional, Missionária e Catequética e atualmente diretor da Obra Social São João Bosco, em Campinas.

Em sua introdução, Pe. Glauco afirma:

“Dom Bosco localiza o início sistemático da sua obra em um encontro com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Este encontro teria acontecido no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia da igreja de São Francisco de Assis, em Turim. Com este jovem, órfão de pai e de mãe, pequeno operário e totalmente desprovido de qualquer instrução religiosa, o recém-ordenado padre João Bosco inicia um catecismo. Outros jovens se aproximaram para participar destes encontros semanais com Dom Bosco e pouco a pouco, um grupo consistente já se reunia (em suas Memórias, o santo conta já possuir 20 jovens na festa da Purificação de Maria – 02/02/1842 e 30 na festa da Anunciação – em 25/03/1842).

Esta catequese acabou se transformando em pouco tempo em um verdadeiro oratório, que se desenvolvia a passos largos, passando não poucas dificuldades e mudando várias vezes de local, até estabelecer-se definitivamente na Casa Pinardi, no bairro de Valdocco (Turim), na Solenidade da Páscoa do dia 12 de abril de 1846.

Neste lugar, o Oratório de São Francisco de Sales, como Dom Bosco o havia denominado, irá entrar em uma fase de expansão e amadurecimento. Este lugar se tornou uma “casa que acolhe” todos os jovens, uma “paróquia que evangeliza”, uma “escola que encaminha para a vida” e um “pátio onde se encontra os amigos” e, portanto, um modelo para todas as presenças salesianas que surgiriam posteriormente, em diversas partes do mundo.

Esta seção do novo site da Inspetoria Salesiana de São Paulo, o Espaço Valdocco, quer se remeter ao primeiro oratório de Dom Bosco, à nossa primeira casa salesiana, onde floresceu a obra salesiana e de onde ela se expandiu para além das fronteiras de Turim. É lá que vamos nos aprofundar nas raízes da nossa Família Salesiana, descobrir os valores que Dom Bosco cultivou e os princípios que adotou para a sua missão. E assim, ter uma ideia melhor de como podemos continuar a sua obra atualmente, sendo Dom Bosco hoje para os jovens de hoje.”