Esporte na Rua: projeto do Liceu Coração de Jesus ocupa antiga Cracolândia

Inauguração do programa “Esporte de Rua” leva atividades recreativas e culturais para crianças e adolescentes na antiga região da Cracolândia; programação segue até o fim do ano

Sempre buscando colocar em prática os ensinamentos de Dom Bosco, o tradicional colégio Liceu Coração de Jesus, fundado em 1885, lançou na tarde desse sábado, dia 26 de agosto, o projeto “Esporte de Rua”, um programa realizado em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. Além dos diretores dessa unidade de ensino, Pe. Douglas Verdi, Pe. Eduardo Capucho, Pe. Pedro André e a Diretora Pedagógica Marilda Martins P. de Souza, também estiveram presentes no evento o prefeito João Dória, o vereador João Jorge e o secretário municipal de Esportes, Jorge Damião.

Visando resgatar a autoestima dos moradores dos bairros Nova Luz, Campos Elíseos e Centro, o programa traz atividades recreativas principalmente voltadas para crianças e adolescentes de 3 a 15 anos que moram na região onde antigamente ficava a Cracolândia. As ruas ao redor do Largo Coração de Jesus foram tomadas por atividades de dança, capoeira, vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa, taco de rua e badminton. Também foi criado um espaço especial para as crianças menores, com mesas para colorir, brinquedoteca e a atuação de alunos da instituição empenhados em trazer mais alegria para as famílias participantes.

“Desde o século XIX, Dom Bosco, fundador dos Salesianos, trabalhava com crianças e jovens em situação de risco. Sua ação foi sempre preventiva, e ele se utilizava dos jogos como meio de atração dentro do seu sistema educativo. A proposta do prefeito em utilizar os espaços antes ocupados pelas drogas para atividades de recreação está em consonância com nossa vocação: transformar as crianças e jovens em bons cristãos e honestos cidadãos”, destaca o Pe. Pedro André, diretor da Pastoral das unidades Liceu Coração de Jesus, no bairro Campos Elíseos, e Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo.

Ao todo serão mais oito datas, sempre aos domingos, das 9h às 12h, que oferecerão a programação variada do “Esporte de Rua” com uma equipe de mais de 30 voluntários dos colégios neste segundo semestre de 2017. Os próximos encontros estão marcados para os dias 27 de agosto, 3 de setembro, 17 de setembro, 1º de outubro, 8 de outubro, 22 de outubro,
12 de novembro, 3 de dezembro. “O objetivo principal desse projeto é estimular a autoestima da população e prevenir a entrada no mundo das drogas e violência. Acima de tudo, é importante que existem outras saídas além de substâncias ilícitas, o esporte e a fé também são capazes de transformar a vida de cada um”, completa o porta-voz dos Salesianos. Para mais informações sobre o Liceu Coração de Jesus, acesse: www.liceucoracaodejesus.com.br

Sobre o Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus:
Fundado em 1885, por Dom Bosco, o Liceu Coração de Jesus é um colégio que se destaca pelo seu notável centro de Ensino Integral, Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio. A instituição possui um histórico rico e diversos ex-alunos famosos, como o ator Grande Otelo, o músico Toquinho e o maestro Roberto Tibiriçá. Um dos pontos principais é seu projeto pedagógico respeita a individualidade e o desenvolvimento intelectual, psicossocial, afetivo-emocional e físico-motor dos alunos. Construção tombada pelo patrimônio histórico, seu complexo arquitetônico é inspirado na primeira casa salesiana que existe na cidade de Turim, na Itália.

NB Press Comunicação

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: