Estudantes de Cruzeiro fazem experiência para observar vibração sonora

No dia 30 de abril, os alunos do 4º ano ensino fundamental do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA-Oratório), de Cruzeiro –SP, desenvolveram uma experiência com grãos de arroz para observar a vibração causada pelos sons.  

Seguindo as instruções do livro de Ciências, a professora Camila de Paula Pacheco Modesto dividiu os alunos em grupos para confeccionarem  tambores artesanais, com papel laminado, colheres, elásticos, barbantes e outros materiais.

Na superfície dos instrumentos eles colocaram o arroz. Assim, toda vez que produziam algum som, os grãos se moviam. Segundo a professora os alunos  perceberam logo que embora não pudessem ver o som,  o que movia os grãos era a vibração que o som provocava.  Ela disse ainda: “Fiquei muito contente em ver o desenvolvimento e resultado da atividade proposta, os alunos chegaram ao objetivo desejado”.

Além de aprenderem mais sobre as vibrações sonoras, os estudantes parecem ter se divertido durante a prática.  Milena Coutinho Torres, de 9 anos, relatou entusiasmada: “Gostei muito da atividade,  pude vivenciar a vibração que o som faz”.

Pedro Whately

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.