Ex-Alunos (as) SDB

De modo abrangente, ex-aluno de Dom Bosco é todo aquele que já passou por um colégio, obra social e demais casas salesianas. De forma estrita, considera-se como parte da organização dos Ex-Alunos de Dom Bosco aqueles que se associaram livremente aceitando seus regulamentos.

Os Ex-Alunos de Dom Bosco nasceram a partir de um grupo de antigos alunos do primeiro oratório criado por Dom Bosco, em Valdocco, Turim, Itália. Tendo Carlos Gastini à frente, se apresentaram a Dom Bosco em 24 de junho de 1870 para manifestar sua gratidão.

A partir de então o movimento só teve a crescer, sendo organizado em primeiras “Uniões” na Itália e posteriormente em outros países. Em 1908 foi criada a Federação Internacional dos Ex-Alunos, idealizada pelo Pe. Felipe Rinaldi, Prefeito Geral da Congragação, tendo se tornado uma confederação mundial em 1954.

Em 1956 aconteceu o 1º Congresso Latino-Americano dos Salesianos Cooperadores em Buenos Aires, do qual frutificou o primeiro estatuto estruturando a organização desde o nível local até a Confederação Mundial.

Em 1956, por ocasião do 1o. Congresso Latino-Americano de Buenos Aires, surge o primeiro estatuto articulando a associação em Uniões locais, Federações Inspetoriais, Federações Nacionais e, a nível mundial, a Confederação Mundial.

“Os Ex-Alunos sentiam-se amados por Dom Bosco, não como simples discípulos, mas como filhos; e portanto, uma vez adultos, nasceu entre eles o pensamento natural de voltar à casa paterna. Assim continua a se reproduzir esta volta espontânea, às casas de educação onde se planta aquele ‘sentido reverencial’ percebido pelos Ex-Alunos e se trabalha com o mesmo espírito e método de Dom bosco. O Movimento dos Ex-Alunos não foi, portanto, instituído pelos educadores como associação pós-escolar com elementos escolhidos, com finalidade associativa, mas nasceu espontaneamente”, pela vitalidade de um Carisma que está em raízes.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: