Ex-alunos do UNISAL lançam livros no projeto Biblioteca Ativa

Biblioteca Ativa é o nome que se dá as atividades realizadas mensalmente na biblioteca do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Como parte da programação, a Biblioteca Ativa também iniciou, em 2016, o lançamento de livros de professores, colaboradores, alunos e ex-alunos da Unidade Lorena.

“A intenção é mostrar que é possível transformar o conteúdo aprendido em material relevante e nossa comunidade acadêmica em modificadora da sociedade”, destaca Fátima Medeiros, coordenadora de Extensão da unidade. Os professores aceitaram o desafio de dividir com a comunidade acadêmica e externa os seus livros.

Lançamentos de livros

IF

Em 15 de setembro de 2016, a ex-aluna e professora dos cursos de Mestrado e de Direito, Milena Zampieri Sellmann, lançou o livro: O “ISS no Contrato de Franquia”, na Biblioteca. O evento foi acompanhado por alunos, professores e colaboradores.

Advogada tributarista, ela contou que trabalhou com um olhar diferente para concluir a obra. O ISS é um tributo de competência dos municípios e Distrito Federal e incide sobre a prestação de serviços. “Eu busquei mostrar em minha obra que a cobrança é inconstitucional, pois não há nesse processo o produto final, ou seja, o serviço. Sendo assim, tal medida fere um direito social”, revelou a autora durante sua apresentação.

Os contratos de franquia empregam milhares de pessoas. O sistema de franchising se tornou bastante popular ao longo das últimas décadas no Brasil. A ideia de se valer de uma marca já conhecida e respeitada no mercado atraiu pequenos e grandes empresários com o objetivo de abrir suas próprias empresas.

O livro da rofessora Milena contém 195 páginas e foi lançado pela Editora CRV. A edição está sendo vendida a R$ 45,90 pelo site www.editoracrv.com.br.

Dos tributos para a história…

D

“Maria Joaquina de Almeida: a senhora do Café” ganhou um livro sobre sua trajetória. O lançamento no UNISAL também ocorreu dentro da programação da Biblioteca Ativa no mês de agosto. No dia 18, o ex-aluno e professor Diego Amaro de Almeida contou aos presentes um pouco mais sobre a construção do livro, os bastidores e a trajetória da mulher, considerada a Matriarca do Café. O autor da obra falou por cerca de 15 minutos sobre o que o motivou a investir na história do gênero e na vida de Maria Joaquina. “Muitas pessoas foram importantes nesse processo de amadurecimento da pesquisa e ver todo esse conteúdo concretizado é um orgulho”, revelou Diego, ao longo de sua apresentação.

A história que se passa no período do café, século XIX, busca descrever os anseios da mulher do passado, que, em muitos casos, se assemelham à mulher do futuro. O livro articula a história de vida da fazendeira à conjuntura econômica do período de formação e consolidação da cafeicultura em Bananal (SP).

O livro, lançado e produzido pela Editora Mariana Bastos, impresso pela Editora Santuário, está sendo vendido a R$35,00 e pode ser adquirido pelo e-mail: [email protected].

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: