Ex-alunos Salesianos participam de encontro em Lavrinhas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Aconteceu nos últimos dias 20 e 21, em Lavrinhas, o encontro que reuniu 50 ex-alunos Salesianos, alguns deles estavam acompanhados de esposas, filhos e netos.

No sábado, a concentração no pórtico do Colégio foi a partir das 13h, onde já começaram a relembrar muitos fatos dos tempos em que viveram neste ambiente e a repassar os acontecimentos desde o último encontro, antes da pandemia. Às 15h, foi servido um café, com direito ao “velho pudim” dos tempos onde suculentas merendas eram regadas a suco e o famoso “bate entope”, servido em generosos pedaços. Às 18h00, no rancho ao lado do lago, continuou a confraternização com um churrasco, com muita música, conversas e gargalhadas que deram o tom da noitada: simples, alegre e rica de fraternidade até por volta das 23h00. O ambiente acolhedor, também proporcionou acolhida aos que vieram de longe para o pernoite, nos moldes dos antigos tempos aqui vividos: alguns no grande dormitório comum.  

LEIA TAMBÉM

Michel Dutra, SDB, é ordenado Diácono

No dia seguinte, o sino matutino deu ordens para deixar a cama e partir para  oração e café da manhã. Às 09h30, houve celebração Eucarística. Logo, já foram organizados os grupos para animar a parte musical e litúrgica da celebração. Foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri. Co-celebrada pelo Inspetor Padre Justo Piccinini, pelo Diretor Espiritual da Comunidade Canção Nova em Lavrinhas, Padre Gilberto, e os Padres Agnaldo Soares, Aramis Francisco e José Morgado. 

O encontro foi encerrado com um almoço. E na agenda: um novo encontro para o mês de julho de 2022. Celebrar a vida, relembrar tantos momentos vividos durante a infância e adolescência em Lavrinhas, eis o objetivo. É uma oportunidade de manter viva a amizade construída e renovar o entusiasmo da missão Salesiana onde estiverem. E perguntar-se: o que mais podemos fazer? 

Desde Dom Bosco, o ex-aluno é o braço direito da presença do carisma salesiano. É admirável o esforço pela presença provenientes de diversos lugares distantes incluindo estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e até de Portugal.  

Inspirados nas palavras de Jesus Cristo:  “ser sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13),  é o  compromisso assumido pelos ex-alunos Salesianos respondendo a esse chamado na família e na sociedade. Hoje, compreende-se plenamente o alcance do desejo do fundador idealizando a grande família Salesiana presente nos mais diversos lugares vivenciando o carisma dado ao humilde camponês São João Bosco. 

Texto: Padre Aramis Biaggi, SDB. 

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!