Ex-alunos Salesianos participam de encontro em Lavrinhas

Aconteceu nos últimos dias 20 e 21, em Lavrinhas, o encontro que reuniu 50 ex-alunos Salesianos, alguns deles estavam acompanhados de esposas, filhos e netos.

No sábado, a concentração no pórtico do Colégio foi a partir das 13h, onde já começaram a relembrar muitos fatos dos tempos em que viveram neste ambiente e a repassar os acontecimentos desde o último encontro, antes da pandemia. Às 15h, foi servido um café, com direito ao “velho pudim” dos tempos onde suculentas merendas eram regadas a suco e o famoso “bate entope”, servido em generosos pedaços. Às 18h00, no rancho ao lado do lago, continuou a confraternização com um churrasco, com muita música, conversas e gargalhadas que deram o tom da noitada: simples, alegre e rica de fraternidade até por volta das 23h00. O ambiente acolhedor, também proporcionou acolhida aos que vieram de longe para o pernoite, nos moldes dos antigos tempos aqui vividos: alguns no grande dormitório comum.  

LEIA TAMBÉM

Michel Dutra, SDB, é ordenado Diácono

No dia seguinte, o sino matutino deu ordens para deixar a cama e partir para  oração e café da manhã. Às 09h30, houve celebração Eucarística. Logo, já foram organizados os grupos para animar a parte musical e litúrgica da celebração. Foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri. Co-celebrada pelo Inspetor Padre Justo Piccinini, pelo Diretor Espiritual da Comunidade Canção Nova em Lavrinhas, Padre Gilberto, e os Padres Agnaldo Soares, Aramis Francisco e José Morgado. 

O encontro foi encerrado com um almoço. E na agenda: um novo encontro para o mês de julho de 2022. Celebrar a vida, relembrar tantos momentos vividos durante a infância e adolescência em Lavrinhas, eis o objetivo. É uma oportunidade de manter viva a amizade construída e renovar o entusiasmo da missão Salesiana onde estiverem. E perguntar-se: o que mais podemos fazer? 

Desde Dom Bosco, o ex-aluno é o braço direito da presença do carisma salesiano. É admirável o esforço pela presença provenientes de diversos lugares distantes incluindo estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e até de Portugal.  

Inspirados nas palavras de Jesus Cristo:  “ser sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13),  é o  compromisso assumido pelos ex-alunos Salesianos respondendo a esse chamado na família e na sociedade. Hoje, compreende-se plenamente o alcance do desejo do fundador idealizando a grande família Salesiana presente nos mais diversos lugares vivenciando o carisma dado ao humilde camponês São João Bosco. 

Texto: Padre Aramis Biaggi, SDB. 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: