Exposição no MOSB mostrará faces de Nossa Senhora pelo mundo

Exposição traz 150 imagens da Virgem Maria e da Sagrada Família vindas de diversos países

“Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus. Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus”. O refrão da música Todas As Nossas Senhoras, do cantor Roberto Carlos, exprime o sentimento que nós, católicos, temos em relação à mãe de Jesus.

Nossa Senhora – Índia

Nossa Senhora Aparecida, Auxiliadora, do Carmo, da Paz, da Rosa Mística, da Expectação, de Guadalupe, de Fátima… Em cada lugar do mundo títulos diferentes e histórias diferentes de graças e devoção a Maria Santíssima. A cada título recebido, Nossa Senhora é também representada por uma imagem diferente, venerada por milhares de pessoas.

O Museu da Obra Salesiana no Brasil reuniu grande parte dessas imagens na exposição “As faces de Nossa Senhora pelo mundo”, que estará em cartaz a partir do dia 8 de dezembro. A mostra, que conta com 150 representações de Nossa Senhora e da Sagrada Família vindas dos cinco continentes e em diversos tamanhos, como as imagens de Nossa Senhora de Bali, da Indonésia, Nossa Senhora da Índia, Nossa Senhora de Praga, da República Tcheca e a delicada Sagrada Família, do Japão.

O trabalho só foi possível graças ao Pe. Evaristo Higa, que montou uma coleção particular e a doou ao museu salesiano. “Viajando por alguns países, despertou-me a curiosidade querer conhecer as características diferentes com que o povo da região ou do país reveste Maria”, conta.

Sagrada Família – Japão

A experiência traz ao visitante a dimensão da pluralidade de títulos conferidos à Virgem Maria por diversas culturas e povos, cada um atribuindo à Mãe suas características locais.

A exposição ficará em cartaz até junho e poderá ser visitada  terça à sexta-feira das 9h às 16h no Museu da Obra Salesiana no Brasil, fica na Alameda Dino Bueno, 185/353 no bairro Campos Elíseos, no complexo do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo-SP. A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo endereço http://www.museusalesiano.com.br/planeje-sua-visita.

 

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Fernando Gaia 

Comunicação Social – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: