Família Salesiana celebra Madre Mazzarello

Maria Domingas Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese (Alessandria). Cresceu em um ambiente familiar caracterizado por uma sólida vida cristã e por um trabalho incansável no campo. Inteligente, volitiva e dotada por uma rica afetividade, Maria Domingas se abriu à fé, orientada pelos pais e pelo sábio diretor espiritual, padre Domingos Pestarino.

Aos 15 anos, inscreveu-se na Associação das Filhas de Maria Imaculada e se abriu para o apostolado em meio às meninas da região. A grave doença do tifo, contraída aos 23 anos, teve nela uma forte ressonância espiritual: se, por um lado, a experiência da fragilidade física tornou mais profundo o seu abandono em Deus, por outro lado a impeliu a se dedicar à educação das meninas da vizinhança, abrindo uma sala de costura, um oratório festivo e um lar para as crianças sem família.

Graças à intensa participação nos sacramentos e sob a direção sábia e iluminada do padre Pestarino, fez grandes progressos na vida espiritual. Por ocasião da visita de Dom Bosco a Mornese, em 8 de outubro de 1864, ela disse: “Dom Bosco é um Santo, e eu sinto isso!”.

Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, do qual foi co-fundadora e a primeira Madre Geral. Como Superiora, revelou-se hábil formadora e mestra de vida espiritual; tinha o carisma da alegria serena e tranquilizadora, irradiando contentamento e atraindo outras jovens para se dedicarem à educação das meninas e mulheres.

O Instituto progrediu rapidamente. Maria Mazzarello exerceu sua maternidade espiritual por meio da formação das irmãs, das numerosas viagens, visitando as novas fundações, incrementando a expansão missionária do Instituto, pela palavra escrita e pela doação cotidiana de sua vida.

Ao morrer, Madre Mazzarello deixou às suas filhas espirituais uma tradição educativa toda permeada de valores evangélicos: a busca de Deus conhecido através de uma catequese esclarecida e de um amor ardente, a responsabilidade no trabalho, a franqueza e a humildade, a austeridade de vida e a alegre doação de si.

Morreu em Nizza Monferrato, no dia 14 de maio de 1881, aos 44 anos. Main – apelido de Maria Mazzarello, foi beatificada no dia 20 de novembro de 1938 e canonizada em 24 de junho de 1951. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália.

Boletim Salesiano

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: