Família Salesiana celebra o Bicentenário em Turim

Depois de três anos de preparação e um de celebração, o grande dia do aniversário de 200 anos de Dom Bosco finalmente chegou. “Hoje damos graças a Deus por sua maravilhosa intervenção na história e, especificamente nesta história, iniciada nas colinas de Becchi”, disse o X sucessor de Dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime, durante a solene Eucaristia.

Despertando lentamente (para os que dormiram), da longa noite de vigília que antecedeu o Bicentenário, os jovens do Encontro do MJS recomeçaram a animar o Colle Don Bosco com sua típica alegria.

Um pouco mais tarde, na presença de milhares de fieis, não apenas jovens, foi realizada a missa, no Colle Don Bosco, presidida pelo reitor-mor dos salesianos e concelebrada pelo arcebispo de Turim, dom Cesare Nosiglia, pelo padre Pascual Chávez, reitor-mor emérito, em conjunto com dezenas de outros sacerdotes.

Após cumprimentar os jovens, que são “o motivo da vida e do ministério sacerdotal de Dom Bosco, e hoje de todos nós”, o reitor-mor recordou o espírito com o qual, há um ano, no mesmo Colle, abriu-se o Ano do Bicentenário: o ano que proporcionaria a oportunidade de uma verdadeira renovação espiritual e pastoral e de reavivar o carisma salesiano.

Depois de 12 meses a Eucaristia de hoje quis “agradecer ao Senhor por este ano, por toda a graça concedida, e pela a vida que se renova e nos presenteia com frutos, como este bicentenário”. Ao mesmo tempo quis fixar, mais uma vez, os olhos naquele padre do século XIX “que levou muito a sério as palavras pronunciadas por Jesus aos doze, “fazendo-se servo de todos, especialmente dos pobres, dos abandonados e dos que correm perigo”.

Padre Artime lembrou também das lições oferecidas à Família Salesiana pelo Papa Francisco durante este ano, com a sua visita a Valdocco e da carta de 24 de Junho, que trazia referências à figura da Mãe Margarida; do estímulo a sair e das escolhas corajosas de Dom Bosco; da intenção de fundar um vasto movimento de pobres para os pobres, para além das fronteiras de língua, raça, cultura e religião e, enfim, do estilo de acolhimento e alegria.

Para concluir, o reitor-mor indicou o próximo passo neste Bicentenário: “sonhar o futuro de missões de evangelização e educação da nossa Família Salesiana com força e inovação do Evangelho com coragem e visão profética, deixando-nos guiar pelo Espírito”.

A homilia está disponível no idioma italiano na seção de serviço da InfoANS. Clique aqui para acessar.

InfoANS

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: