Família Salesiana vai em romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Como já é tradição, os grupos da Família Salesiana do Estado de São Paulo escolheram o sábado mais próximo do aniversário de nascimento de Dom Bosco para peregrinarem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Neste ano, a Romaria da Família Salesiana aconteceu no dia 20 de agosto e teve como tema “Com Maria, percorramos juntos o caminho da misericórdia!”, em alusão ao Ano Santo da Misericórdia e à Estreia do Reitor-Mor.

Os grupos concentraram-se no Porto Itaguaçu, às margens do rio Paraíba do Sul, onde aconteceu o milagre que originou a devoção à Nossa Senhora sob o título de Aparecida, fazendo dela a padroeira do Brasil. Lá houve apresentação da Fanfarra Dom Bosco, da Obra Social Dom Bosco do bairro de Itaquera, cidade de São Paulo, e também muita animação com um trio elétrico.

Pe. Edson Donizetti Castilho, inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (SDB) e Ir. Cecília Jaliu Fauza, responsável pela Família Salesiana na Inspetoria Santa Catarina de Sena (FMA) motivaram o povo a caminhar. Também estava presente o Pe. Natale Vitali Forti, Conselheiro para a América Cone Sul, que está realizando a visita canônica à inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

Em entrevista para a TV Canção Nova, Pe. Edson afirmou que o tema da misericórdia “é um tema essencial no Evangelho. Não é possível dizer que não haja situação ou pecado que não possa alcançar no coração de Deus o perdão, a misericórdia”.

Com muita alegria, mesmo sob chuva, os fiéis, entre eles centenas de jovens, caminharam para o Santuário onde, ao chegarem, foram soltos os balões com os banners do Papa Francisco, Dom Bosco, Madre Mazzarello e o ícone do Ano Santo da Misericórdia, junto com milhares de bexigas e queima de fogos.

Também em entrevista para a TV Canção Nova, Pe. Natale falou sobre da romaria como um sinal salesiano no Ano da Misericórdia: “Temos muita juventude que ainda não conhece o nome de Jesus, muita juventude que ainda não tem um sentido da vida e esse é um sinal que os Saleianos querem dar neste Ano da Misericórdia”.

Ao meio dia a romaria foi finalizada com seu ponto alto, a eucaristia, presidida por Dom Antonio Emidio Vilar, SDB, bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso do Sul.

Veja a reportagem produzida pela TV Canção Nova, membro da Família Salesiana, e as fotos da romaria.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Cláudio Cuca, Ellen Brito, Jandira Camargo, Joseph Tran e Maria Inês Bruno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: