Filipinas – A obra salesiana “Don Bosco Pasil” afetada por um incêndio

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O incêndio teve início às 12:26 de domingo, 14 de janeiro, a 600 metros de onde se encontra a obra salesiana de Pasil, uma das zonas mais pobres e povoadas da cidade de Cebu, Filipinas. Os bombeiros empregaram mais de 2 horas para domar as chamas, declarando o incêndio extinto às 14:54. Até agora estima-se que são 4 as vítimas do incêndio. As chamas atingiram e envolveram também a estrutura salesiana – formada pelo centro juvenil, a paróquia e o centro de formação ao trabalho – que, de qualquer modo, já se pôs em ação para socorrer a população atingida.

Segundo os dados oficiais, o incêndio envolveu ao menos 3260 pessoas, 634 famílias e 183 casas – a maioria delas totalmente queimada. Da obra salesiana resulta afetada uma parte do centro de formação, com os quartos de alguns Salesianos, a capela da comunidade e o teto da casa paroquial.

Os Salesianos trabalham naquela área há 50 anos, animando a paróquia “Santo Niño”, que conta com uma população ao redor de 50.000 pessoas, com o oratório-centro juvenil, o centro de formação profissional e várias atividades de assistência e promoção social em prol da população.

O diretor da obra, P. Lamberto Paradiang, com outros quatro Salesianos que estavam na estrutura no momento do incêndio, precisaram abandonar o local e encontrar refúgio no edifício da paróquia. Após a extinção do incêndio, voltaram para supervisionar as intervenções de socorro e assistência à população e abriram as estruturas do Centro Juvenil às famílias que perderam tudo.

A Organização de Voluntariado Laical Salesiano (SALVO, em inglês) da Inspetoria das Filipinas Sul (FIS), coordenada pelo P. Arvin Abatayo, SDB, e a Comissão de Pastoral Juvenil FIS, coordenada pelo P. Joriz Calsa, SDB, começaram a organizar a assistência de emergência e lançaram apelos através das redes sociais.

Desde já os Salesianos de Pasil agradecem pelas orações e o apoio de todos. A reconstrução das casas próximas e da casa salesiana começará logo, graças às ajudas esperadas.

Para informações sobre o modo de contribuir:

http://dbfis.org/

https://www.facebook.com/SDBFIS/
P. Paradiang, SDB: +63 917 625 3787
Centro Inspetorial FIS: +63 32 346 5766

ANS – Cebu

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: