Final de Semana Missionário na Paróquia São João Bosco do Alto da Lapa

Intenção foi cumprir o pedido do Papa Francisco de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”

Entre os dias 4 e 6 de outubro, a Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa (São Paulo – SP) promoveu o Final de Semana Missionário na Comunidade Nossa Senhora da Esperança, pertencente à paróquia. Foi uma iniciativa da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Lapa com apoio do pároco, o padre Cláudio Motta, do seminarista Antônio de Jesus e de diversas pastorais.

A ação aconteceu para marcar o Mês Missionário Extraordinário, instituído pelo Papa Francisco, e levar os grupos de jovens (a partir dos 12 anos) para vivenciar a experiência de missão. Para Fernanda Priscila de Souza, coordenadora da AJS Lapa, “realizar uma ação missionária dentro da nossa Paróquia é importante para despertar nos jovens o amor pela missão e também reavivar a chama da ‘Igreja em Saída’ em nossa comunidade”.

O Final de Semana Missionário teve início na sexta-feira à noite, com um terço luminoso pelas ruas da comunidade (bairro Alto de Pinheiros). Já recolhidos na Paróquia, onde dormiram, os jovens realizaram uma Oração da Noite, em que refletiram sobre a importância da missão.

O sábado começou com bênçãos nas casas da comunidade e à tarde houve oratório com as crianças. Ao final do dia, o Padre Cláudio Motta fez a Celebração do Perdão, levando jovens e comunidade a refletir sobre suas vidas, pedir perdão e também perdoar.

Mais tarde foi feito um bate-papo com o Salesiano Cooperador Carlos Gusmão sobre as Missões Salesianas e, para encerrar o sábado na comunidade, houve um momento de confraternização. Ao voltarem para a Paróquia, os jovens realizaram a Partilha entre si do que vivenciaram ao longo do dia.

No domingo de manhã houve o encerramento da ação, com missa presidida pelo Pároco. Foi um momento de Ação de Graças tanto da comunidade quanto dos jovens pela missão vivida durante esses dias e que emocionou a muitos.

Tanto jovens quanto comunidade sentiram acesa a chama da “Igreja em saída” e querem cada vez mais evangelizar.

Sylvia Milan – PASCOM Paróquia São João Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: