Formação da CF reúne mais de 70 pessoas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas ofereceu aos integrantes de pastorais, grupos, movimentos e toda a comunidade uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022, no último dia 10. O Pároco, Padre Alexandre Luís de Oliveira, abriu o encontro – realizado na própria igreja – celebrando o momento com muita satisfação. “Depois de dois anos sem poder oferecer formações, retomamos nossos encontros presenciais que são fundamentais para o nosso desenvolvimento humano. A CF sempre nos convida à reflexão e poder fazer isso em comunidade é muito especial”, realçou o Pároco. 

O encontro durou cerca de uma hora e reuniu mais de 70 pessoas e foi ministrado pelo membro da equipe Nacional da Campanha da Fraternidade e Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1 da CNBB, Toninho Evangelista. Este ano, a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 

A partir do tema, Evangelista pôde falar aos presentes sobre a importância da escuta. “Ouvir é algo biológico, mas escutar é algo que precisa ser feito com amor e sem julgamentos”. Ele também lembrou que em 1985, 1998 e agora em 2022, a CNBB traz, de alguma forma, a temática da educação para o centro das discussões. “Os últimos anos foram desafiadores para os profissionais da educação – que já possuem uma missão árdua – por isso, todos precisam estar envolvidos no compromisso da educação de compreender o outro como imagem e semelhança de Deus”, afirmou. 

O especialista fez uma conexão do tema e do lema da CF com o mundo moderno, conectado e imediatista, chamando a todos para uma reflexão: “não podemos ter rivalidade e sim convivência e fraternidade. Temos hoje uma infinidade de diagnósticos de abalo na saúde mental das pessoas que refletem muitas vezes a ausência da escuta. Eu não preciso pensar como você e nem você igual a mim, mas essa troca é fundamental e é o que produz educação”, finalizou. 

O vídeo completo da palestra você confere no canal do Youtube da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas

Saiba mais:

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada à caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável. A reflexão deste ano será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco e o lançamento oficial ocorre – como todo ano – na quarta-feira de Cinzas, 2 de março de 2022.

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Texto: PASCOM Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas com informações da CNBB

Reprodução CNBB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: