Formandos da Inspetoria de São Paulo realizam encontro inspetorial

A Comissão Inspetorial de Formação de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, realizou, entre os dias 23 e 27 de julho o Encontro Inspetorial de Formandos, com a participação dos formandos da Inspetoria que estão nas casas formativas do Pré-Noviciado, em São Carlos, Pós-Noviciado, em Lorena, e Teologia, em São Paulo.

O encontro, que permitiu a troca de experiências e a confraternização entre os formandos das diversas fases da formação inicial para a vida consagrada salesiana teve o mesmo tema da Estreia do Reitor-Mor para este ano, “Cultivar a arte de escutar e acompanhar”, e o lema “Fé, discernimento e vocação”, com base no Sínodo da Juventude.

Os formandos chegaram na noite do dia 23, segunda-feira. Na manhã de quarta uma celebração de abertura preparada pelos estudantes de teologia e uma palavra do delegado inspetorial para a Formação, Pe. Maurício Miranda, deram início ao encontro que teve, na sequência, a participação do também salesiano Pe. Antonio Ramos do Prado, o Pe. Toninho, assessor para a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que falou sobre o tema “Os jovens no mundo de hoje, fé e o discernimento vocacional: principais tópicos do sínodo e apresentação da coleta de dados feita com os jovens (respostas dos jovens do Brasil)”.

Após o almoço houve um momento de diversão com pingue-pongue e vídeo game e, no período da tarde, iniciaram-se os bate-papos com os delegados e coordenadores das comissões inspetoriais que ajudam a levar adiante a missão da Inspetoria de “evangelizar-educar segundo o Sistema Preventivo de Dom Bosco”. Conversaram com os formandos coordenador da Comissão Inspetorial de Paróquias, Pe. Alexandro Santana, o ecônomo inspetorial, Pe. Luís Otávio Botasso, o delegado inspetorial para a Comunicação Social, Anderson Bueno, e o delegado inspetorial para a Formação, Pe. Mauricio Miranda.

As atividades do dia foram concluídas com a celebração eucarística, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a palavra de Boa Noite dada pelo inspetor, Pe. Justo Ernesto Piccinini.

O último dia do encontro começou com uma mesa redonda sobre as perspectivas do Sínodo da Juventude a partir dos encontros preparatórios. Participaram os jovens Lucas Barboza Galhardo, da Coordenação Nacional de Jovens, e Tulio Fonseca, da Comunidade Canção Nova, que é membro da Família Salesiana, sob a mediação do delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil, Pe. Roque Luiz Sibioni.

À tarde o espaço foi novamente aberto a conversas com coordenadores e delegados das comissões inspetoriais. Dessa vez os formandos salesianos conversaram com o coordenador da Comissão Inspetorial para o Ensino Superior e reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Pe. Eduardo Capucho e a coordenadora da Comissão Inspetorial das Obras Sociais, Ana Lúcia da Silva Batista, sendo finalizada a programação do dia com a missa, jantar, esportes e a palavra de Boa Noite dada pelo inspetor, Pe. Mauricio Miranda.

Na quinta-feira, 26, os formandos tiveram um dia de convivência no Sítio Santa Teresinha, localizado na cidade de Santa Isabel, interior do Estado e, finalizando, na sexta, realizaram uma avaliação do evento.

Para o delegado inspetorial para a Formação, Pe. Mauricio Miranda, o encontro foi duplamente importante. “Em primeiro, a preparação desses jovens formandos para a celebração do Sínodo dos Bispos próximo sobre a juventude na Igreja, uma importância eclesial. E em segundo lugar uma importância para a Inspetoria de São Paulo, já que na parte da tarde eles tiveram contato com os responsáveis pelas principais dimensões da missão salesiana. E conluiu: “Isso é fundamental porque faz com que os formandos tenham uma visão de conjunto da inspetoria e sintam-se participantes da missão institucional e carismática desde já. A formação inicial não prepara para o futuro, ela já prepara para o momento que estão vivendo, já são salesianos em missão”.

Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: