Gestora do Polo SP da RSE recebe prêmio “Professor Inovador 2015”

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Meily Cassemiro Santos, gestora do Polo São Paulo da Rede Salesiana de Escolas, recebeu o prêmio “Professor Inovador 2015”, outorgado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo da premiação, que selecionou projetos entre mais de 200 trabalhos inscritos, é valorizar o trabalho docente e a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras que busquem melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Baseado na pedagogia de Malba Tahan, o projeto de Meily é referente à sua dissertação de mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela USP. A pesquisa foi aplicada em 2015 com alunos e professores do Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Guaratinguetá-SP, quando Meily integrava a equipe pedagógica da escola. “Neste período, eu atuava como coordenadora pedagógica. Alinhei a prática educativa de Malba Tahan com os conteúdos e projetos dos livros da RSE, de maneira contextualizada, contemplando diferentes áreas do saber: Matemática, Língua Portuguesa, Artes e História”, explica a gestora.

Foram abordados dois eixos de pesquisa: a formação de professoras e a aplicação de sequência didática com os estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Com as educadoras, através de reuniões pedagógicas, Meily orientou momentos de estudo, adequações de planejamentos e partilhas de experiências. Com os estudantes do 5º ano, o Plano de Ação foi desenvolvido em três etapas: “Desafios matemáticos de Malba Tahan”, “Construção de Almanaque Malbatahânico” e “Jogos Dramáticos”.

Essa é a segunda vez que a pesquisa de Meily Cassemiro obtém reconhecimento acadêmico. Em 2015, o projeto recebeu a certificação de Pesquisa Premiada no Congresso de Iniciação Científica realizado na Unipav, em São José dos Campos-SP, sendo escolhido entre 2000 trabalhos inscritos.

Texto: RSE Informa – Foto: Ana Cosenza

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: