Gestores salesianos refletem sobre desafios da gestão universitária

Reunidos em 26 e 27 de janeiro de 2016, 102 gestores acadêmicos e administrativos do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e da FSDB (Faculdade Salesiana Dom Bosco, de Piracicaba) participaram do Encontro anual para refletir sobe os desafios da gestão universitária.

O evento foi aberto com uma oração e com as boas-vindas do Reitor, Padre Ronaldo Zacharias. O Ensino Superior no Contexto Latino-Americano – Perspectivas para o Brasil e Tendências e Desafios para os Gestores de IES do Século XXI foram temas abordados pelo Prof. Dr. Cláudio Rama, que é membro do Conselho de Educação Superior/Equador e da Virtual Educa/OEA- Organização dos Estados Americanos.

Os gestores tiveram oportunidade, ainda no primeiro dia, de conhecer o panorama atual e as perspectivas para o CEP (Comitê de Ética e Pesquisa do UNISAL), com a apresentação dos professores João Carlos Messias e Anelise Nogueira. No fim do dia, houve a celebração eucarística ao ar livre.

O segundo dia foi conduzido pela Reitoria, que apresentou algumas Políticas Institucionais, entre elas, o Plano de Pastoral da Universidade (PdU) e o Projeto Capelania Universitária, o Plano de Acessibilidade, a Política de Tecnologia da Informação, a Política de Educação Ambiental, a Política de Educação em Direitos Humanos, a Política de Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, a Política do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Antropologia Teológica (NEPAT) e a Política de Internacionalização.

Novas perspectivas da Unidade Virtual do UNISAL foram apresentadas pelos professores Cristian Guilhen e Rita Maria Lino Tarcia. Em seguida, os participantes ouviram o Prof. Dr. Rosinei Baptista Ribeiro, da FATEA (Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Lorena), que compartilhou sua experiência referente à Implantação do Mestrado Profissional. À tarde, o tema NeuroBusiness: A Visão da Ciência no Mundo dos Negócios foi apresentado pela professora do UNISAL, Érica Cristiane Belon Galvão.

O Prof. Dr. Pedro Grosso, Presidente da CPA, apresentou a todos as atividades e avanços da Comissão Própria de Avaliação do UNISAL. O evento contou ainda com a participação de uma equipe da TOTVS, que fez uma apresentação mostrando as atividades da empresa no apoio à Instituição.

No final, o Reitor agradeceu a presença e o trabalho de todos, propôs uma reflexão sobre a importância do serviço de animação e governo no UNISAL para que se promova a unidade no respeito à diversidade. Solicitou também que todas as Unidades envolvam estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos no Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, na Campanha da Fraternidade (“Casa comum, nossa responsabilidade”) e no estudo da Carta Encíclica Laudato SI´, do Papa Francisco, pois essas são oportunidades privilegiadas de educação ao serviço, ao cuidado, aos valores evangélicos e salesianos.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: