IDB comemora aniversário do Padroeiro

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O mês de agosto é especial para toda casa Salesiana, afinal no dia 16 comemoramos o nascimento do nosso Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco! Sempre é uma data festiva, com atividades lúdicas, esportivas, com intenções etc. Mas este ano, devido à Pandemia, tivemos de modificar e, para não passar em branco uma data tão importante, realizamos algumas atividades com segurança e muito carinho.

A primeira aconteceu no dia 18: a live #NoPátioComDomBosco, transmitida via Instagram e Facebook do Instituto Dom Bosco (IDB) Bom Retiro (São Paulo – SP), rendeu músicas, histórias e até uma espécie de “Bom Dia e Cia do IDB”. Neste dia estiveram presentes ao vivo a equipe de Pastoral, composta por Magno Fonzar, Lucas Andrade, Larissa Borges,  e também o Diretor Presidente P. Helio Espinula, além dos convidados P. César Almeida e Rafael Fonzar.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, foi realizada a Missa de Dom Bosco, com a participação dos jovens do Grupo de Animação Missionária (GAM), Paróquia e Oratório. Todas as medidas de segurança e distanciamento foram respeitadas nos espaços e as máscaras só foram retiradas para a degustação de bolo e fogazza feita pelo José Paz, famoso como “Senhor Belano”.

No dia 31, no CEDESP Vila Paulistana, foi realizado um sarau via plataforma Google Meet com os educandos e colaboradores da unidade. A intenção foi em propor um momento de encontro e partilha e também uma forma para que os educandos conhecessem e utilizassem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional a partir da sua vivência na casa salesiana.

“No evento tivemos a oportunidade de aprender e compartilhar uns com os outros, contamos com momentos de apresentações como: poemas, poesias, jogral e até texto em inglês, homenageando o Pai e Mestre da Juventude. Além das partilhas feitas pelos educadores e voluntários, o Sarau ainda contou com momentos de músicas e quiz sobre a vida de Dom Bosco, com direito a uma pequena lembrança para quem acertasse a resposta.”, declarou Paula Macedo.

“O sarau foi um momento que aqueceu nossos corações. Foi incrível o empenho e toda demonstração de amor e alegria dos nossos educandos.”, declarou Ana Claudia, educadora da unidade.

“Esse sarau foi uma forma maravilhosa de relembrar os momentos no IDB e também de agradecer a Dom Bosco e a todas as pessoas do Instituto pelo bem que nos fazem.”, compartilhou Beatriz Santos Morais, educanda de Gestão de Microempresa.

Entre as belíssimas participações, contamos a interação dos jovens através das mais variadas formas artísticas. Confira o poema de dois jovens, Fábio Lopes e Paulo Rick, ambos da turma de RH:

“GRATIDÃO DOM BOSCO
NESSE SARAU ESCUTAMOS TANTAS COISAS, QUE É ATÉ DIFÍCIL FALAR ALGO NÉ? MAS ESCOLHEMOS FALAR SOBRE NOSSA GRATIDÃO, GRATO PELOS BOA TARDES QUE UM DIA SÃO LONGOS E QUEREMOS QUE ACABE LOGO, MAS AGORA SENTIMOS FALTA, GRATO PELAS REGRAS QUE HOJE NÃO CONSEGUIMOS VIVER SEM, SIM, EU SOU GRATO PELA COMIDA DESSE LUGAR QUE É MARAVILHOSA. TA, MAS, E SOBRE DOM BOSCO PESSOA?

HMMM, BORA LÁ, QUANDO NÓS SALESIANOS PENSAMOS E REFLETIMOS NO QUANTO DOM BOSCO INTERFERIU EM NOSSAS VIDAS, RAPIDAMENTE VEM UMA SENSAÇÃO DE GRATIDÃO. MUITO DIFÍCIL NÃO ADMIRAR UM HOMEM QUE A CADA MINUTO DE SUA VIDA (ENQUANTO VIVO) FAZIA DE TUDO PARA QUE (NAQUELE TEMPO) OS JOVENS MARGINALIZADOS QUE ERAM MAIORIA, ESQUECIDOS PELA MINORIA, FOSSEM INSERIDOS NA SOCIEDADE. SOCIEDADE QUE HOJE NOS FAZ SER BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS.
SOU GRATO A DOM BOSCO PELA CONFIANÇA
SOU GRATO A DOM BOSCO PELA DEDICAÇÃO
SOU GRATO A DOM BOSCO PELO AMOR
SOU GRATO A DOM BOSCO PELA CORAGEM
SOU GRATO A DOM BOSCO PELO CAMINHO TRILHADO
SOU GRATO A DOM BOSCO PELA VIDA DELE.
DOM BOSCO PARA MIM É UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO
DOM BOSCO PARA MIM É UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
DOM BOSCO PARA MIM É UM EXEMPLO DE FRATERNIDADE
DOM BOSCO É PAZ
DOM BOSCO É ALEGRIA
DOM BOSCO É AMOR
E PARA MIM, PARA NÓS, O SINÔNIMO DE SALESIANOS É FAMÍLIA.”

A foto que ilustra essa matéria é uma montagem feita por Beatriz Santos Morais, educanda do curso de Microempresas Marketing, CEDESP Vila Paulistana.  

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: