IDB: Parada Pedagógica reflete sobre políticas públicas e violência

Costumeiramente as Paradas Pedagógicas do Instituto Dom Bosco, de São Paulo, acontecem nas últimas sextas-feiras do mês. Assim como em fevereiro, a Parada de março foi antecipada devido às comemorações do centenário do Instituto que acontecerá no dia 19 de março, tornando o calendário mais fechado.

No início da Parada do mês de fevereiro, o momento contou com a celebração do Diretor Presidente, Pe. Helio Espínula, e a participação da Larissa Borges, assistente de Pastoral, realizando uma “cápsula do tempo”. Cada educador deveria escrever em um papel seu nome e o que sentia ao fazer parte da Instituição para que no futuro fosse aberto e revelado.

Na sequência a psicóloga Monique Lowczyk, participou do momento formativo com o tema: Violência, tolerância e empatia. Trazendo a todos a reflexão para: “O que é violência?”, “Quais os tipos de violência existentes?”, “O que considerar como violência?”, “Sinais de quem sofre violência”, entre outras problemáticas do tema. Passou para os colaboradores trechos do filme Preciosa – Uma história de Esperança, dirigido por Lee Daniels. “O filme é forte, mas propõe uma reflexão muito importante.”, declarou Fabiana Santello, educadora de Comunicação Social.

Após a análise de um trecho do filme, foi proposta uma dinâmica onde cada grupo deveria identificar: “Quais as violências mostradas?” e “Qual seria nossa ação nessa situação?”. Em um dos grupos, no momento de partilha foi apontado: “Quantas ‘Preciosas’ (como a atriz encenou no filme) nos temos entre nós?”, observado pela Pâmela Fernanda, educadora do curso de Assistente com Ênfase em Empreendimentos e Marketing do CEDESP Bom Retiro. Após a partilha, Monique, indicou ferramentas, métodos e quais intervenções podemos realizar nesse caso enquanto educadores sociais.

Foi apresentado ainda pelo Alex Brito, Diretor Financeiro, trechos do filme Quanto Vale ou É por Quilo, de Sérgio Bianchi. O filme faz uma comparação com tráfico de escravos do século XVII, ao mesmo que critica as ONG´s e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas, realizadas através de campanhas agressivas de marketing. Finalizando o momento, os grupos de trabalho da Rede Salesiana Brasil Políticas Públicas, Sustentabilidade e Articulação da Rede foram apresentados pelos seus respectivos membros.

Finalizando o dia, a “folia” do pré-carnaval, aconteceu durante as comemorações dos aniversariantes do mês.

A parada de março iniciou com a Celebração de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o momento presidido pelo Pe. Helio Espínula, traz o compromisso e a reflexão para a Quaresma, perguntando: “O que podemos fazer para dar vida à vontade de Deus?”.

No momento formativo, foi proposta uma esplanação do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27), quem conduziu o momento foi Israel Marques, educador de Comunicação e Expressão CEDESP Vila Paulistana. Durante o momento foi citado o papel da Igreja como integradora e a construção de um Projeto comum. O compromisso proposto foi de assumir e ocupar espaços políticos de modo qualitativo, sempre que possível, além de diariamente praticarmos o processo de ver, julgar e agir, com o objetivo de fortalecer à cidadania e o bem comum.

Finalizando o dia, a expectativa para o #RumoAos100anos, foi fortalecida durante as comemorações dos aniversariantes do mês com ilustrações de cada década da casa.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: