IDB realiza formação online sobre prevenção à COVID-19

O Instituto Dom Bosco – Bom Retiro, de São Paulo (SP), desde o início do isolamento social, promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 25 de setembro, não foi diferente, toda a última sexta feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e, ainda que em isolamento, o IDB realizou a sua formação online.    

A abertura contou com a participação dos educadores: Marcos Roberto, Paula Macedo, Roberta Domingos e Vinícius Trindade. Trazendo a importância da alegria, nos fortalecendo na esperança e na fé em Deus. A reflexão apontou a importância em acolher nossos sentimentos, lembrando sempre de agradecer, olhando para dentro mas também para o outro, o reconhecer do meu eu, no outro. Ao término do primeiro momento, Larissa Borges, da Pastoral, realizou um pequeno e breve Quiz do conhecimento com os educadores, onde as respostas foram enviadas via chat (o quiz também aconteceu com os educandos, online).

Já na formação, a Doutora Ana Cláudia, Cirurgiã Dentista do Instituto Dom Bosco, realizou sua apresentação. Durante o momento diversas questões foram abordadas, como: a importância do autocuidado na prevenção do COVID, os tipos de COVID (7 no total) e seus possíveis sintomas (nessa parte ressaltou o quão os sintomas das crianças são divergentes do adulto, sendo eles: enjoo, diarreia e vômito), falou sobre os grupos de risco e enfatizou o quanto medidas simples de higiene são funcionais, como: lavar as máscaras, limpar as superfícies, além da importância da etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, apoiando assim em direção aos cotovelos), distanciamento social e a forma como utilizar as máscaras: se não cobrir o nariz, por exemplo, ela reduz muito a eficácia.

Com foco na sua área, falou sobre um assunto pouco abordado na prevenção do coronavírus: higiene bucal, orientou como armazenar escovas, entre outras questões; Lembrou que manifestações bucais como: bruxismo, aftas, herpes, entre outras, estão relacionadas a fatores psicológicos como stress e ansiedade. Durante toda a apresentação, Doutora Ana, ficou disponível para o esclarecimento de dúvidas e para contribuições sobre o tema.

A transmissão da Parada Pedagógica – Setembro, aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles que a internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.    

Veja o vídeo apresentado durante a reunião sobre contaminação: O Espirro
https://www.youtube.com/watch?v=defTJs6eO4A

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: