IDB realiza lives de apoio psicológico

Desde o início da Pandemia, o Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), tem buscado os mais diversos meios para auxiliar, dar apoio e assistência aos educandos e familiares da Obra. Para contribuir, a Psicóloga da Instituição, Monique Carvalho, tem realizado uma Coluna Semanal chamada #conversandosobresaudemental, em que alguns assuntos como ansiedade, depressão e emoções em geral estão sendo abordados e divulgados em forma de textos, vídeos, além de dicas para lidar com estes sentimentos.

No mês de junho, a Educadora realizou uma live pelo Instagram do IDB com o tema “Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”, que teve a participação de mais de 40 pessoas. Já no mês de agosto, o tema foi “Vamos falar sobre Autoestima?”, que reuniu 30 participantes.

Durante a live do mês de agosto, foi debatido e reforçado o importante papel que tem o Autoconhecimento. “Para nós, e principalmente nesse processo da construção de nossas autoestimas, o autoconhecimento é fundamental tendo em vista o relacionamento que iremos estabelecer com nós mesmos ao longo da vida, sendo compreendido por todos, portanto, enquanto uma chave e pilar fundamental para lidarmos com nós mesmos, com as adversidades, com nosso bem estar, saúde mental, desenvolvimento e também com os vínculos e comunicação que temos com os outros e mundo como um todo, de modo a contemplar todos nossos setores de vida (trabalho/profissional, familiar, social, espiritual, intelectual, saúde, lazer, pessoal/relacional,…)”, declarou Monique.

Para tanto, foram sugeridas como dicas algumas perguntas e questões de reflexão para que todos pudessem, respeitando seus limites e tempo interno, responder e escrever sobre elas, a fim de inicialmente poder auxiliá-los nesse pontapé inicial de seus autoconhecimentos. Entre as 23 perguntas: “Quem são vocês de verdade?”, “Como vocês se posicionam no mundo?”, “Quem participou do processo de construção da autoestima de vocês até aqui?”,  entre outras.

Foi frisado a todo tempo que nem sempre estaremos nos sentido bem ou fortalecidos no momento para realizarmos esses processos de construção de nossa autoestima ou do autoconhecimento sozinhos e que está tudo bem com isso, pois poderemos nesse caminho também sempre contar com Redes de Apoio (amigos, familiares, figuras religiosas, professores/educadores, outras pessoas em quem confiem), mas principalmente com profissionais de saúde como psiquiatras e psicólogos a fim de facilitar e melhor amparar nos nessa jornada, afinal #juntosomosmaisfortes.

Com isso, a Psicóloga Monique Carvalho disponibilizou e reforçou sobre a possibilidade dos atendimentos de apoio psicológicos breves aos Educandos matriculados em nos cursos e serviços nos semestres deste ano e estendendo para suas famílias caso precisassem ou quisessem conversar em particular/individualmente com a mesma, orientando ser necessário somente que entrassem em contato com as suas coordenações ou educadores para que agendassem e viabilizassem essa conversa tornando-a possível.

Contudo, aos demais participantes ou seguidores do Instagram do Instituto que não seguem no momento matriculados neste ano nos serviços conosco, a psicóloga disse que deixaria a disposição um link contendo profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e instituições que estão nesse momento de pandemia oferecendo seus serviços de modo online e gratuito para assistência e acolhimento, com quem podem contar em ajuda se preciso: https://vitaalere.com.br/servicos-de-atendimento-apoio-psicologico-online-e-gratuito/

Enquanto última reflexão, a psicóloga lançou a seguinte pergunta: “Então, o que vocês podem começar a fazer por vocês e suas autoestimas hoje?”, para que cada um pudesse voltar para si mesmo e começasse a identificar no aqui e agora o que pode transformar em ação e cuidado consigo, em prol de suas saúdes mentais, bem estar e qualidade de vida, a partir do processo de construção e ou de fortalecimento de suas autoestimas e autoconhecimento.

Para assistir as lives basta acessar os links:

“Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”: https://www.instagram.com/p/CBltvBQAvNM/

“Vamos falar sobre Autoestima?”

Parte I: https://www.instagram.com/p/CDmctawAII8/

Parte II: https://www.instagram.com/p/CDmfaeZggjq/

Por Fabiana Santello e Monique Carvalho – Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: