IDB realiza Parada Pedagógica aliando presencial a online

O Instituto Dom Bosco – Bom Retiro, de São Paulo (SP), desde o início do isolamento social, promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 30 de outubro, última sexta-feira do mês, aconteceu a Parada Pedagógica, que desta vez aconteceu de modo híbrido: presencial e online.

Respeitando as regulamentações de distanciamento, utilizando máscaras de proteção e com recipientes de álcool em gel distribuídos pelos espaços da obra, o IDB deu início à reunião com cerca de 90% dos colaboradores presentes e os demais, considerados grupo de risco, acompanharam a o momento online. Logo na abertura Pe. Helio Espinula, Diretor Presidente, agradeceu pela vida de todos e lembrou que: “Não se trata de um interruptor, que apagamos e volta ser tudo como antes, já vivemos uma nova realidade e estamos em constante adaptação!”.

Na sequência Marcos Roberto, Larissa Borges e Dc. Magno Fonzar, representando a equipe de Pastoral, falaram sobre Alegria, Responsabilidade e Respeito – ARR, que vem sendo desenvolvida nas mais diversas ações para acolhida de crianças, jovens e adultos, por meio online e também no futuro presencial. Entregaram ainda flores de papel, nas quais os Educadores deveriam escrever sentimentos, ações que desejam para este momento de retomada que se aproxima; construindo assim o Nosso Jardim (espaço dedicado para inserção das flores).

Mantendo o foco na segurança, as equipes foram divididas por salas para o acompanhamento da formação realizada online pelo palestrante Volney Paulo Guaranha – “Estamos preparados para receber este ‘Novo Normal’?”. Com muito bom humor, Volney, de forma lúdica, nos convidou constantemente a refletir sobre o cenário de dificuldades que enfrentaremos. Qual será nosso papel de educador/formador de opinião? Estamos prontos para escutar? Reforçou a importância de nossas ações como reflexo das atitudes dos nossos atendidos. Lembrou que os protocolos de segurança existem e devem ser cumpridos, mas que devemos buscar sempre com criatividade e atenção a melhor forma de desempenhá-los, como através de aulas em pátio, por exemplo. Citou Leandro Karnal: “A Tempestade é a grande Aprendizagem. A capacidade de enfrentar dificuldades é o que nos torna melhores.”

No segundo momento, ainda em equipes, foram elencados os temas para as paradas pedagógicas de 2021. A sugestão dos temas foram apresentadas no teatro e serão colocadas em formato de formulário para que haja a votação de toda a casa. Sustentabilidade foi um dos temas citados.

Finalizando o primeiro momento, Alex Brito, Administrador Financeiro do Obra,  emocionou os colaboradores com sua apresentação e números, nesse caso, “nada frios”, pois representavam o número de mortos pela pandemia, o número de infectados, recuperados, além disso, mostrou o investimento em produtos de higiene e limpeza para distribuição às famílias dos atendidos e o número de 6.498 cestas básicas compradas durante a quarentena. Ao fim, apresentou o cenário do Instituto entre as realizações, dedicação e zelo durante o pandemia, que ainda permanece. Gerando uma comoção coletiva, o administrador apresentou um breve vídeo com fotos e vídeos das atividades realizadas pelos educadores no formato online, atribuindo a música de Raffa Torres – A Vida é Um Rio, “remaremos juntos!”.

Após o almoço, as equipes foram divididas para realização das reuniões setoriais. Ao fim do dia, os aniversariantes de março até outubro foram celebrados. Felizmente houveram muitos nomes a serem chamados.  

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: