IDB realiza reuniões com especialistas para possível retomada

Regiane Santos, Assistente Técnica do Centro para Crianças e Adolescentes/Programa Vida Melhor (CCA/PROVIM), do Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), narrou parte dos últimos meses, em que a equipe se dedica à elaboração de protocolos para segurança dos jovens e educadores no retorno das atividades

“Em março foi anunciada uma doença (Covid 19) que mudaria a vida de todos. Passamos por dias difíceis, de incerteza e ainda estamos passando. Mas, precisamos nos reinventar, reagir e trabalhar para estar perto de todos, mesmo que à distância, dar apoio a equipe e ajudar as famílias em tempos de Pandemia, esse vem sendo nosso desafio diário.

Para encarar essa nova realidade, contamos com a participação de todos os colaboradores do Instituto Dom Bosco e Parceiros, cada contribuição está sendo muito importante para continuarmos a nossa caminhada. Passamos por um processo formativo com a Doutora Ana Claudia, Cirurgiã Dentista do IDB, esclarecendo diversas dúvidas sobre o coronavírus, prevenção, higienização de superfícies, contágio, reinfecção, cuidados com espaços e pertences pessoais, além da importância do uso de máscaras, sala de isolamento, saúde bucal, imunidade, e também tivemos formação com a Doutora Monique Carvalho, Psicóloga no IDB, sobre os sentimentos que vêm à tona em relação à pandemia e os seus impactos em educadores, educandos e famílias. Tudo isso pensando no presente e em reflexos no futuro.

Nossos educadores não estão medindo esforços para preparar e encaminhar atividades pelas redes sociais do IDB e via WhatsApp, para oferecer os jovens do CCA/PROVIM momentos de descontração, conhecimento e alegria. Encaminhamos também vídeos com orientações importantes para as famílias e tivemos lives que promoveram informações e interação entre especialistas, equipes e familiares.

A equipe do CCA/Provim, juntamente com Magno Fonzar, Larissa Borges e Lucas Andrade, Equipe de Pastoral e Comunicação, e as nossas Especialistas Monique e Ana Cláudia, reúnem-se todas as terças-feiras (online), para analisar o cenário que estamos vivendo e ajudar todos os educadores na acolhida dos educandos no retorno às atividades presenciais. Nesses encontros planejamos quais atividades ajudarão os jovens a expressarem os sentimentos vivenciados no isolamento, a importância na adaptação dos espaços para atender às medidas de prevenção, além de dar continuidade em nossa cartilha de protocolos sanitários de prevenção à COVID 19, que deverá ser utilizada como parâmetro para todos público que se relaciona com o IDB, além de compartilhada com as famílias.

Todo nosso esforço é para dizer que estamos juntos nesta empreitada e para trazer tranquilidade às nossas famílias e educandos sobre um retorno responsável e seguro.”

Por Regiane Santos – Assistente Técnica do CCA/PROVIM Instituto Dom Bosco Bom Retiro 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: