Igrejas salesianas são profanadas no Chile

Hoje, 12 de novembro, será celebrada no Santuário Maria Auxiliadora em Talca, cidade de 250 mil habitantes localizada na região central do Chile, uma Missa pela Paz, pedindo a Deus um futuro de justiça e melhorias sociais ao povo chileno.

Na noite de ontem, 11, a igreja foi profanada, sendo parcialmente destruída por pessoas encapuzadas que provavelmente se aproveitaram do clima tenso de protestos no país para expressarem sua ira contra a Igreja.

Imagens foram quebradas, os bancos jogados na rua e incendiados. Felizmente não houve feridos, mas a marca da intolerância por si fere a dignidade e a alma daqueles que procuram o bem.

Foi a segunda igreja salesiana vandalizada em poucos dias, uma vez que a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, na capital Santiago, também foi alvo de ataques.

“Condenamos totalmente essa situação de violência e pedimos paz, diálogo e busca de maneiras respeitosas para canalizar os legítimos pedidos do povo chileno. Convidamos a Família Salesiana a rezar intensamente para o nosso país e continuar renovando os esforços por um país fraterno e justo”, declarou o inspetor do Chile, Pe. Carlos Lira.

O clima também é tenso em outros países da América Latina. Os delegados inspetoriais de Comunicação Social dos Salesianos de Dom Bosco têm trocado informações sobre os contextos em seus países. Na Venezuela, Bolívia e recentemente no Equador e na Nicarágua houve registros de tensões que afetaram também a Família Salesiana.

Rezemos pela tolerância, pela justiça social e pelo discernimento dos governantes e do povo para que possamos ter uma sociedade mais fraterna onde todos se tratem como irmãos.

 

Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social – Fotos: Salesianos Chile

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: