III Congresso Nacional de Educação Católica acontece em julho

O processo de mercantilização da educação no Brasil nas ultimas três décadas impôs às instituições católicas de ensino uma agenda absolutamente inadequada, uma vez que ao invés do conceito “qualidade” o que passou a pautar os debates sobre educação no país foi “valor da mensalidade”.

Fazer educação, formar os futuros cidadãos, sem que nesse processo os princípios da Educação Católica sejam passados, é perder uma excelente oportunidade de fazer a diferença na sociedade, atitude tão importante num momento em que existe uma gravíssima crise de valores na contemporaneidade.

Ao pensar sobre os grandes desafios enfrentados na educação e as transformações que o ensino vem enfrentando, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil promove de 15 a 18 de julho, o III Congresso Nacional de Educação Católica – “Mística, conhecimento e competências – Desafios e oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas”. O evento a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, tem como objetivo principal discutir os grandes desafios da educação católica no momento atual da sociedade brasileira de maneira a reforçar a identidade confessional, a qualidade técnica e o estímulo à criatividade na formação das futuras gerações.

A programação do evento prevê palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres, que poderão ser oferecidos por qualquer profissional de ensino ou estudante.

O Congresso é destinado aos gestores acadêmicos das Instituições de Ensino, gestores administrativos, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, graduação e educação básica.

Mais informações acesse o site do evento no endereço: http://anec.org.br/congresso.

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

A ANEC é uma associação de caráter educacional e cultural, que reúne instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação e ensino em todos os seus níveis, graus e modalidades, sediadas em todo o Brasil, promovendo a formação integral da pessoa humana, segundo o evangelho e a doutrina social da igreja.

A associação é composta de uma estrutura organizacional especializada e voltada integralmente ao sistema educacional, estabelecendo um intercâmbio com as instituições e atuando junto aos Órgãos Públicos, especialmente, aos que cuidam da educação, da cultura, da ciência e tecnologia, saúde e desenvolvimento social, em especial a educação popular e ambiental.

Dentre as ações e estratégias da ANEC, está a representação política e de defesa dos interesses das entidades associadas. O diálogo com o Estado, com o Parlamento Federal, buscando influenciar na produção das leis e normas, como é o caso do Plano Nacional de Educação, a revisão da Lei de Diretrizes e Bases, a mudança da Lei de Certificação das Entidades Beneficentes. No executivo, o debate permanente sobre as regras e procedimentos da certificação, o PROUNI e o FIES.

Destaca-se ainda o apoio da ANEC, na captação de parceiros que possam oferecer serviços, bens e produtos que auxiliem na gestão das instituições.

Números

A ANEC congrega cerca de 415 Mantenedoras, 110 Instituições de Ensino Superior, 1.743 instituições de educação básica, 177 obras sociais e 18 hospitais, atendem cerca de 2.500.000 alunos, e tem cerca de 100.000 professores e funcionários.  As entidades associadas está presente em mais de 900 cidades brasileiras, em todos os Estados da Federação. A diretoria da ANEC é constituída por representantes de Mantenedoras, Instituições de Ensino Superior e de Educação Básica.

A ANEC está presente nos Estados do AM, CE, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RS, SP, SC, BA, PI, MS, RR, PB, TO, AL, por meio de conselhos estaduais, os quais são compostos por representantes das instituições associadas, que tem como objetivo manter as articulações institucionais e políticas da ANEC.

Departamento de Comunicação
Contato: [email protected] / (61) 35335055/ 3533-5059
Luciene Lopes  – Gerente de Comunicação
Telma Martes – Jornalista
Tereza Brasil – Jornalista

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: