Inauguração do ‘Museu Casa Dom Bosco’

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Capítulo Geral 27 havia solicitado ao Reitor-Mor e seu Conselho que assumissem os Lugares salesianos e fizessem deles algo especial para o mundo salesiano. Aquela solicitação deu origem a uma nova realidade: ao ‘Museu Casa Dom Bosco’, inaugurado solenemente, com três dias de eventos, em Torino-Valdocco, no fim da semana passada.

No lugar das «Camerette di Don Bosco» (alojamentos de Dom Bosco), onde era possível observar a presença de Dom Bosco em Valdocco, hoje os visitantes podem conhecer em detalhes a realidade da Casa Pinardi, primeira instalação do Oratório de Dom Bosco. “Por estes corredores passaram onze pessoas que hoje a Igreja reconhece como veneráveis, bem-aventurados ou santos: significa que Valdocco foi uma escola de humanidade e de santidade, e queremos transmitir ao mundo esta herança”, disse o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, na Coletiva de Imprensa de lançamento do novo museu.

O Reitor-Mor anunciou também que, com o objetivo de valorizar Valdocco como guardião da memória histórica salesiana, os documentos mais importantes sobre as origens da Congregação serão transferidos do Arquivo Central para o Museu Casa Dom Bosco.

A mesma conferência de imprensa, também contou com a participação do crítico de arte Vittorio Sgarbi, ex-aluno do instituto salesiano de Este. “Existem vários tipos de santos. Em muitos deles, a dimensão humana é sublimada pela canonização, mas Dom Bosco permanece humano; fica difícil chamá-lo ‘São João Bosco’…”. Em relação à nova exposição “com soluções eficazes”, ele observou: “Não existem apenas Tiepolo, Picasso ou Giotto; existem histórias: de vida, educação, dos livros lidos, dos santinhos, da adoração…”

O sábado, 3 de outubro, segundo dia do encontro, foi dedicado às autoridades institucionais. Além do Reitor-Mor, também participaram Anna Laura Orrico e os responsáveis ​​pelas obras arquitetônicas e pelos projetos museográficos e museológicos. A rica presença de autoridades contou com a participação de Embaixadores de alguns países da América Latina fortemente marcados pela presença salesiana, como: Equador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Brasil, México e El Salvador.

No domingo, dia 4, após solene Concelebração Eucarística presidida pelo Reitor-Mor na Basílica de Maria Auxiliadora, o “Museu Casa Dom Bosco” foi aberto ao público.

“Procuramos representar este longo caminho de santidade juvenil, que começou em 1846, no Museu da Casa Dom Bosco… A comunidade salesiana de Valdocco tem o prazer de colocar à disposição de todos vocês, e do mundo, esta pérola preciosa que testemunha a grandeza de Dom Bosco”, disse o P. Cristian Besso, responsável pelo projeto museológico, junto com a diretora do Museu, Stefania De Vita.

Em seguida, o Reitor-Mor cortou a fita simbólica, ladeado pela Madre Yvonne Reungoat, Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e por seu Predecessor à frente da Congregação, P. Pascual Chávez.

Fotos e vídeos dos eventos estão disponíveis no ANSFlickr e ANSChannel.

Fonte: Agenzia Info Salesiana

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: