Indulgências: Profunda e viva experiência com a misericórdia de Deus

As indulgências são a remissão diante de Deus da pena temporal devida aos pecados, já perdoados quanto à culpa, que, em determinadas condições, o fiel adquire para si ou para os defuntos mediante o ministério da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui o tesouro dos méritos de Cristo e dos Santos. Isto é o que nos traz o Catecismo da Igreja Católica (nº 1471).

De acordo com o sacerdote da Diocese de Lorena (SP) padre Bruno Franco, a resposta para obter as indulgências está na carta datada no dia 1º de setembro de 2015 que o Papa Francisco enviou ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, na qual ele concedeu a indulgência por ocasião do Jubileu extraordinário da Misericórdia (de 8/12/15 a 20/11/2016).
“Para viver e obter a indulgência, os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta da Santa, aberta em cada catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo bispo diocesano, e nas quatro Basílicas Papais, em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. Estabeleço igualmente que se possa obter a indulgência nos santuários onde se abrir a Porta da Misericórdia e nas igrejas que, tradicionalmente, são identificadas como jubilares”.

O Santo Padre diz: “É importante que esse momento esteja unido, em primeiro lugar, ao sacramento da reconciliação e à celebração da Santa Eucaristia, com uma reflexão sobre a misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração por mim e pelas intenções que trago no coração para o bem da Igreja e do mundo inteiro”.

Padre Bruno Franco acredita que receber as indulgências é viver uma profunda e viva experiência com a misericórdia de Deus, “deste Deus que é verdadeiramente um Pai que toma a iniciativa e vai ao encontro dos seus filhos para acolhê-los e perdoá-los; que esquece completamente o pecado cometido e, desta forma, manifesta pessoalmente a sua ternura a fim de que a fé seja reanimada”, afirmou.

De forma prática e simples, o Professor do Curso de Teologia do UNISAL (Lorena) Prof. Me. Pe. Cristiano Roberto Campelo, SDB, nos explica que o Papa Francisco concedeu para que se possa obter a indulgência (por exemplo, para os doentes, para os presos e para quem realizar uma obra de misericórdia) as seguintes condições:

[1] Confissão Sacramental: a fim de obter um coração disponível para que a graça possa trazer os frutos desejados;
[2] Recitar a Profissão de Fé (Credo);
[3] Orações: pelo Papa e por suas intenções.
a) Um Pai Nosso;
b) Oração do Papa Francisco para o Jubileu; (Leia aqui).
c) Concluir o momento de oração com a invocação ao Senhor Jesus Misericordioso (por exemplo, “Jesus Misericordioso, eu confio em Ti”)”.

Para Pe. Cristiano Campelo ainda nos ensina que o Código de Direito Canônico para alcançar as indulgências é necessário ser batizado e estar em estado de graça.

O Código de Direito Canônico no cânone 996 disciplina:

§ 1. Para alguém ser capaz de lucrar indulgências, deve ser batizado, não estar excomungado e encontrar-se em estado de graça, ao menos no final das obras prescritas.
§ 2. Para alguém que tenha capacidade para lucrar indulgências, de fato as lucre, deve ter a intenção, pelo menos geral, de as ganhar, e cumprir as obras prescritas no tempo estabelecido e do modo devido, nos termos da concessão.

Quais as fontes básicas para entender o tema da indulgência?
[1] Catecismo da Igreja Católica, nºs 1471-1479;
[2] Código de Direito Canônico, cânones 992-997;
[3] Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina de Paulo VI;
[4] Documento da Penitenciaria Apostólica O dom da indulgência de 29 de janeiro de 2000;
[5] Enchiridion indulgentiarum quarto editur (Julho 1999).

Polyana Gonzaga para A12.com

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: