Inscrições para o Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco iniciam no dia 24

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Um festival de cinema salesiano mundial, um projeto único no gênero para envolver os jovens em nível global, por meio da produção de curtas-metragens, numa grande iniciativa de protagonismo juvenil, partilha artística e de valores, este é o Festival Global De Cinema Juvenil Dom Bosco (Dom Bosco Global Youth Film Festival – DBGYFF), que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, em centenas de lugares diferentes e em todos os fusos horários de 134 países ao redor do mundo.

Será uma verdadeira “festa do cinema” para jovens, organizada por jovens e com os jovens. Qualquer pessoa com menos de 30 anos poderá participar, independentemente de religião ou de frequência às presenças salesianas – embora, obviamente, seja principalmente por meio destas que se pretende incentivar a maior participação possível.

A ideia de um festival mundial, capaz de envolver milhares e milhares de jovens de todo o mundo, veio diretamente do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, que havia começado a pensar nele no sexênio passado e viu uma boa oportunidade agora, na pandemia, momento em que a humanidade precisa da energia e do olhar esperançoso dos jovens.

O festival, de fato, terá como tema o lema da Estreia do Reitor-Mor para 2021, “Movidos pela Esperança”, e prevê três categorias nas quais jovens de todo o mundo podem inscrever seus trabalhos: curtas, animações e musicais.

Para incentivar ainda mais a participação, o Dicastério para a Comunicação Social estabeleceu recompensas substanciais aos vencedores, 100 mil euros em prêmios. Os vencedores serão escolhidos por três júris de categoria, compostos por personalidades do mundo do cinema, ícones juvenis e autoridades do universo salesiano.

“Trata-se de uma iniciativa que compreende os numerosos objetivos do Programa do nosso Dicastério para este sexênio – disse o Pe. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social – É uma proposta de comunicação na perspectiva educativa pastoral, uma forma de estar ativamente presente no mundo digital com uma clara identidade salesiana, anunciando a Boa Nova e a mensagem da Estreia 2021. Além disso, a ação promoverá o diálogo educativo e criativo para evangelizar os jovens em seu hábitat digital; promoverá o protagonismo dos jovens na construção de um mundo melhor e desenvolverá sinergias entre salesianos e jovens, tanto local quanto globalmente”.

Outra iniciativa interessante neste sentido é envolver os jovens que frequentam os círculos salesianos como “embaixadores da esperança”, para que possam promover a ideia do festival entre os seus pares e, assim, contribuir para a difusão da mensagem que ele quer oferecer. “O DBGYFF é verdadeiramente o primeiro evento do gênero – explica o Pe. Harris Pakkam, Coordenador da iniciativa – É um festival mundial para que os jovens cineastas possam expressar seus talentos e contribuir para o bem comum. Queremos oferecer a eles um ponto de encontro atraente, para garantir que se possam informar, aprender, divertir-se e compreender o mundo e os valores que os ajudam a viver bem. Ao mesmo tempo, queremos ‘incendiar o mundo com a esperança’, com uma faísca que eles próprios são chamados a defender, infundir e desenvolver na sociedade pós-COVID”.

Por se tratar de um festival “difundido” em todo o mundo, o papel da plataforma é fundamental: representa muito mais do que o simples “site do festival”. Na verdade, os cineastas aspirantes encontrarão todas as informações e recursos necessários em cinco línguas (inglês, italiano, espanhol, francês e português), administrarão a fase de envio dos vídeos, poderão acompanhar o andamento dos trabalhos, verificar as atividades dos júris e, no final do festival, assistir a todos os vídeos que participaram da iniciativa.

O DBGYFF visa se tornar um evento anual e pretende ser um festival de cinema de relevância mundial e um evento midiático de grande importância, atraindo o maior número de participantes e espectadores, no maior número de sedes possível.

É possível inscrever seu vídeo de 24 de julho a 30 de setembro de 2021. Conheça as especificações técnicas exigidas.

ASSISTA A MENSAGEM DO REITOR-MOR, PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME, PARA O FESTIVAL

Fonte: Agenzia Info Salesiana

Artigos Relacionados

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!