Termina caminho da Visita Extraordinária na Inspetoria Salesiana de São Paulo

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Nesta quarta-feira, 25, aconteceu na Inspetoria Salesiana de São Paulo o encerramento das visitas extraordinárias, com a presença do Padre Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul e representante do Reitor- Mor, Padre Ángel Fernández Artime.

O encontro contou com a presença dos sacerdotes, do Conselho Inspetorial, e diretores da Inspetoria.  

Visitas Extraordinárias

Após o período pandêmico, que impossibilitou unir a todos para partilha, a realização das visitas que faz parte da animação e governo da Congregação Salesiana, trouxe novamente a oportunidade de voltar os olhos às realidades locais.

A última visita realizada pelo Padre visitador foi na Presença Salesiana Santa Luzia, no Jardim Nordeste, guiados por uma vasta programação. Ocorreu, bom dia e boa tarde especial, encontros com os conselhos paroquiais, Família Salesiana, Articulação da Juventude Salesiana (AJS), Pastoral e diversas atividades, de modo a aprender às necessidades regionais.

ACESSE A GALERIA DE FOTOS

Por ser uma Congregação numerosa, o Reitor-Mor conta com o auxílio do Conselho Geral para esse momento. Há cada seis anos, fica a cargo dos visitadores, Conselheiros Regionais, conhecer cuidadosamente a realidade de cada Inspetoria que ocupa sua região.

Essa foi a primeira visita extraordinária do Padre Gabriel à Inspetoria Salesiana de São Paulo. “A ideia sempre foi visitar cada uma das presenças salesianas, nelas fiquei três, quatro dias, dependendo da complexidade da presença nessa cidade, nessa Obra. Visitamos setores, paróquias, escolas, centros universitários, as obras e outras atividades, procurando conhecer as tarefas que realizam e partilhar com aqueles que estão à frente das equipes”, revelou o visitador.

Experiência da partilha

No último Capítulo Geral 28 foi iniciada uma experiência do trabalho compartilhado entre salesianos e leigos. Ao referir-se a troca que obteve durante esse período de visitas, Padre Gabriel ressaltou a importância da convivência e diálogo:

“Percebi aqui na Inspetoria, que há muitos anos essa experiência existe, muitos leigos trabalhando no Centro Inspetorial, nas distintas equipes, leigos trabalhando também nas obras, na condução como diretores, isso é muito bom. Poder perceber e compartilhar essa realidade bonita de nossa Inspetoria, onde trabalho, e sempre podermos continuar a crescer mais, é uma experiência muito boa”.

O caminho do homem começa na juventude

Como ponto de atenção, Padre Gabriel sugeriu aos diretores continuar a consolidar sempre mais para os Salesianos, a experiência da própria identidade consagrada como Salesianos, o que tem a ver com a vida fraterna, e com a vida de oração. Para ele, isso sempre será um desafio, crescer e amadurecer como salesianos religiosos consagrados.

Além disso, o visitador reforçou a importância de dar continuidade a missão, o trabalho compartilhado pelos leigos, confiar a eles responsabilidades, fazer com que mais famílias tenham conhecimento sobre o carisma nas paróquias, escolas e centros universitários. Difundir o bem que se faz através da comunicação social dentro dos núcleos, fazendo com que todos acompanhem, se beneficiem e sintam-se parte.

Mensagem de Encerramento

“Primeiro, uma palavra de agradecimento. Eu, percebi em todas as Presenças Salesianas, em todas as obras um trabalho muito coeso, com muita vontade de servir aos jovens, de estarem próximos ao povo, aos jovens mais pobres. Por isso, a mensagem seria: continuar com esse espírito que faz parte do nosso carisma, mas, que tem a ver com uma construção cotidiana dessa unidade e partilha, juntos.

Depois, que a prioridade seja sempre os nossos jovens, por isso, o convite para os salesianos e os diretores sempre foi, não esquecer e cuidar muito da presença no meio deles, para poder ouvir, acompanhar, e, estar perto de suas buscas e processos.

Isso é um convite para os irmãos salesianos e aos que estão trabalhando, a sempre priorizarem a presença no meio dos jovens, favorecendo o espírito missionário que o Papa Francisco nos convida e o Reitor- Mor também, para chegar a outros jovens que não fazem parte de nossas obras e podemos ajudar” , concluiu Padre Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul.

Texto: Larissa Freitas – Comunicação ISSP
Fotos: Camila Ribeiro – Comunicação ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: