Instituto Dom Bosco comemora e reflete sobre o Dia das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todo dia 8 de março, como ocorre anualmente há décadas. Nas unidades do Instituto Dom Bosco, de São Paulo não foi diferente, celebramos mais uma vez esse dia tão especial.

Os educandos e voluntários do CEDESP Vila Paulistana, manhã e tarde, refletiram sobre essa data importante, recordando os fundamentos históricos de origem do momento, resgatando a lembrança incêndio que carbonizou cerca de 130 operárias em uma fábrica têxtil de Nova York em março de 1911. O incidente daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20. Ao final da reflexão e de uma singela homenagem a todas as mulheres, todas as mulheres receberam um rosa artesanal e uma mensagem de agradecimento por suas lutas e conquistas.

Já educandos do CEDESP Bom Retiro, manhã e tarde, realizaram uma homenagem as educandas e educadoras, através de poesias e apresentações. As educandas, foram contempladas no momento de acolhida de ambos os períodos com uma delicada caneta feita em formato de rosa, pelos voluntários do Instituto. Além disso, todos os educandos receberam um cartão de homenagem ao dia da mulher com um infográfico de lutas e conquistas das mulheres, um resumo de 1916, até os dias de hoje.

Na sequência os educandos do CCA PROVIM, de ambos os períodos, realizaram suas homenagens as mulheres. Educadoras do instituto, de cada setor, foram convidadas a participar do evento. Com muita emoção e carinho, a primeira turma apresentou uma bela música, de autoria dos pequenos, enquanto no telão, imagens dos trabalhos realizados para homenagear a “mulher” de suas vidas, apareciam nos slides, a grande maioria desenhou e escreveu textos para a mamãe. Na sequência os demais, junto ao educador responsável pelas atividades digitais, selecionou junto a criançada uma mensagem que foi impressa em formato de pergaminho. Outras turmas ainda entregaram objetos feitos pela oficina arte na madeira, além de um belíssimo cartaz com homenagem a todas as mulheres, de estereótipos diferentes. Nesse momento, a imagem de Nossa Senhora, que estava também no cartaz, foi entregue as convidadas. Finalizando com a energia da capoeira das crianças. Além disso, nas mais diversas turmas, jovens declamaram poesias e desabafaram sobre a importância desse dia.

Todos os educandos receberam o cartão de homenagem a mulher e uma caneta com uma rosa de fita.

O destaque ficou mesmo para o trabalho realizado pelo educando da turma laranja Kauan Pereira, de 9 anos, que construiu uma caixa de papel com dizeres homenageando as mulheres, dentro, ele colocou flores de hibisco, as quais distribuiu a todas homenageadas pelo dia.

“Acredito que comemorar o dia da mulher vai além de flores e abraços e sim fazer a menção de conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos”, opinou Paula Macedo, educadora do núcleo vila paulistana.

Feliz todo os dias da mulher!

Comunicação Social – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: