Instituto Dom Bosco participa da comemoração do Dia da Língua Portuguesa

Neste dia os educandos também escreveram suas histórias, deixando seus registros colados nos painéis em frente à estação da luz, onde a data foi comemorada

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, o Museu da Língua Portuguesa realizou atividades para valorizar nossa língua, já que no dia 05 é celebrado o dia Internacional da Língua Portuguesa. Essa celebração ocupou a Estação da Luz, já que o Museu sofreu um incêndio em 2015, e ainda passa por reconstrução. Aproveitando a data comemorativa, o Instituto Dom Bosco do Bom Retiro levou a turma de SolidWorks, do curso de mecânica, para participar da comemoração.

Acompanhados pelos educadores Luciano Mamedio (mecânica), Antonietta Furmankiewicz (comunicação) e a responsável pela biblioteca Angela dos Santos, os educandos puderam conhecer obras de diversos artistas e coletivos que utilizam a palavra como ponto central de seus trabalhos.

Entre os diversos trabalhos apresentados, “Contrassom – Instalação Sonora” de André Damião; nesta obra o autor propõe uma perspectiva sobre o som e a palavra em um espaço oposto ao qual os sons do cotidiano da estação incidem. Várias intervenções foram feitas e nossos educandos e educadores também “falaram”. Já na última visita, a artista era Laura Guimarães, “Microrroteiros da cidade”: são pequenas histórias escritas pela autora e coladas nas ruas na forma de lambe-lambes coloridos. Nesse momento os educandos também escreveram suas histórias e puderam colar nos painéis dispostos em frente à estação, deixando assim suas marcas.

E para finalizar, nossos educadores gravaram uma entrevista com a equipe do Museu da Língua Portuguesa, dando seus depoimentos sobre seus sentimentos em relação à leitura, além de lerem um trava-língua. “Acredito na importância dessas visitas. Momentos como esses agregam conhecimentos e valores, além da troca de experiências, pois nos permitem participar de eventos atuais e fundamentais para nosso crescimento pessoal e intelectual. ”, encerrou a educadora Antonietta.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: