Instituto Dom Bosco participa de reunião com o Programa Mesa Brasil

No dia 22 de fevereiro, o Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, participou da reunião formativa para coordenadores de ONGS parceiras do Programa Mesa Brasil no Sesc do Carmo. Não houve mudança de formato da parceria cujo objetivo é evitar o desperdício. O Instituto está em parceria com o programa desde os anos 2.000.

Entenda o programa:

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

São muitas organizações na fila de espera de cadastramento para receber doação de alimentos, e o Mesa Brasil a cada ano busca mais esforços para aumentar este atendimento como já aconteceu em 2018. Por isso as organizações que recebem as doações atualmente, são idôneas e seguem corretamente todas as regras da parceria.

Além da doação de alimentos, o Mesa Brasil proporciona momentos formativos teóricos e práticos a todos que estão envolvidos desde o processo de aquisição até a preparação do alimento.

Além também destes momentos formativos, Nutricionistas e Técnicos visitam a organização e emitem um relatório sobre boas práticas e manipulação de alimentos.

“O trabalho social do mesa brasil é maravilhoso, pois otimiza a logística de alimentos e evita o desperdício. Para o Instituto Dom Bosco, é essencial esta parceria que reforça a alimentação de qualidade que servimos aos educandos. ”, declarou Pérola B Brito, coordenadora do Instituto Dom Bosco, participante da reunião.

Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: