ISSP será sede do encontro de Rádios das Américas

O evento é uma iniciativa do Dicastério para a Comunicação Social, com apoio da Rede Salesiana Brasil e das Inspetorias espalhadas pelo País.

Os Salesianos no Brasil estão nos últimos preparativos para sediar o Encontro de Rádios das Américas, de 14 a 16 de setembro de 2022, em São Paulo. O evento é uma iniciativa do Dicastério para a Comunicação Social da Congregação, com apoio da Rede Salesiana Brasil e das Inspetorias espalhadas pelo País.

O momento marca a continuidade das ações do Plano de Comunicação das Américas (Cone Sul e Interamérica) e, terá como foco principal a prioridade número 3 da proposta programática do Reitor Mor para o Sexênio: Viver o “Sacramento Salesiano da Presença”, que tem como objetivo, promover espaços de formação no carisma salesiano para as equipes das rádios salesianas da América, principalmente para os jovens que as compõem, e assim, realizar um cronograma de formação salesiana para emissoras de rádio.

LEIA TAMBÉM

Mais de uma tonelada de tampinhas ganham novo destino após campanha sustentável realizada pelo Instituto Dom Bosco

O Conselheiro para a Comunicação Social, Padre Gildasio Mendes, acredita que o encontro servirá para avaliar, compartilhar e desenhar as linhas de ação para 2022-2023. “Depois de dois anos sem reuniões presenciais este encontro é um verdadeiro “sacramento da presença”. Estar juntos como amigos e amigas, compartilhar experiências, fortalecer nossa identidade carismática de comunicadores salesianos através das rádios e definir juntos nosso jeito de fazer rádio em rede”, afirma Padre Gildasio.

Segundo Zaida Navarrete, Coordenadora da Equipe de Comunicação Social da América (ECSA), o encontro deve proporcionar uma rica troca de experiências: “Teremos a oportunidade de compartilhar as diferentes realidades vivenciadas pelas rádios salesianas e trabalhar numa perspectiva de planejamento e formação aos comunicadores”, disse.

Francisco Freitas, gerente administrativo e comunicador da FM Padre Cícero (Juazeiro do Norte-BRA), já confirmou presença e confessa que aguarda ansiosamente, pelo encontro. “Faz parte do carisma Salesiano a cultura do encontro. Então, a nossa perspectiva para esse momento que vamos vivenciar no mês de setembro é poder partilhar as experiências e fomentar a rede Salesiana de rádios para contribuir com a evangelização e educação dos jovens e suas famílias”, ressaltou Freitas.

A programação que será realizada no Pio XI, bairro Alto da Lapa (SP), contará com duas palestras: “Comunicação e Juventudes: desafios e perspectivas”, com Daniel Gomes (Rádio 9 de Julho e Jornal O São Paulo) e “Comunicação: viver o sacramento salesiano da presença, na perspectiva do texto de Emaús”, com o diretor executivo da RSB e coordenador geral da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti

Reprodução: Agência Nacional Salesiana

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: