IV SEMIDI recebe visitantes do Brasil, Chile, Colômbia e Argentina

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, sediou entre 15 e 17 de setembro de 2016 o IV SEMIDI – Seminário Internacional de Direito. A edição, promovida pelo Programa de Mestrado em Direito trouxe o tema: “Direitos Humanos: Desafios do Século XXI”.

“Foram dias de estudos e debates sobre direitos humanos e a efetivação dos direitos fundamentais, diante dos desafios e enfrentamentos do Século XXI”, revelou a Coordenadora do Mestrado em Direito, Professora Maria Aparecida Alkimin, na abertura oficial do evento.

Romane Fortes Santos Bernardo, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL destacou em seu pronunciamento que o tema do evento é de suma importância para o momento atual vivenciado no mundo. Na mesa também estava a Diretora de Operações da Unidade, Grasiele Augusta Ferreira Nascimento. O grupo de músicos instrumentistas da Região do Vale Brass Quintet Mantiqueira, tocou o Hino Nacional Brasileiro.

Por ser internacional, o SEMIDI foi também uma oportunidade para profissionais da área jurídica, da educação superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados do Brasil e de países visitantes como Chile, Colômbia e Argentina.

A professora Grasiele Nascimento presidiu os trabalhos da conferência de abertura Globalização, Multiculturalismo e Direitos Humanos. O trabalho contou com os expositores, Raúl Fernando Núñez Marín, da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá/Colômbia e do Professor Doutor Guilherme Guimarães Feliciano, da USP-SP/Brasil.

Com a participação intensa do universo acadêmico da América Latina os grupos de trabalhos tiveram de se concentrar em temas comuns aos países. Por isso, concentraram-se na importância e na atualidade dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais, trazendo para os debates temas relevantes como: a) o Meio ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no contexto dos Direitos Humanos e Fundamentais; b) a igualdade de gênero; c) a função do Direito Penal na efetivação dos Direitos Humanos; d) a Democracia e Minorias; e) a efetivação do Estado Democrático brasileiro pelos direitos sociais; f) a função do novo CPC para a efetivação dos direitos e garantias fundamentais.

Em 16 de setembro foi feito o lançamento do livro da ex-aluna e professora do curso de Direito, Renata Nunes. Com o título “A discriminação estética na relação do emprego e os limites do poder de direção do empregador”, a obra foi apresentada oficialmente durante o seminário e ficou exposta para o público. A ex-aluna graduou-se no UNISAL e continuou na Unidade no programa de Mestrado em Direito. Em seguida, tornou-se professora orientadora do Núcleo de Prática Jurídica e docente substituta do curso de Direito. Ela faleceu em 30 de março de 2015, vítima de um acidente de trânsito, quando se dirigia para São Lourenço, Minas Gerais, onde também lecionava. Essa, segundo o curso de Mestrado em Direito, foi a forma encontrada para homenagear a professora.

“O SEMIDI proporcionou à comunidade acadêmica (professores, alunos, pesquisadores, tanto do UNISAL como de instituições de ensino superior do Brasil e de outros países da América Latina) um espaço privilegiado para debates e reflexões sobre direitos humanos, que representam uma conquista histórica da humanidade, onde se busca discutir, também, as ações e as medidas que perseverem a efetivação desses direitos diante das adversidades, discriminações, violências e desigualdades que vivenciamos no mundo contemporâneo”, concluiu a coordenadora do curso de Mestrado, Maria Aparecida Alkimin.

O seminário foi organizado pelo curso de Mestrado em Direito e pelo Núcleo de Direitos Humanos do UNISAL. Apoiaram também o evento: Universidade Javeriana da Colômbia, USP, IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), Universidade Católica Silva Henriquez/Chile, Centro Universitário Eurípedes de Marília, São Paulo, Centro Universitário FIEO, Osasco/SP e Universidade Nove de Julho (Uninove).

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: