Jornada Salesiana de Antropologia reúne comunidade acadêmica em Americana

A primeira edição da Jornada Salesiana de Antropologia, realizada em 8 de outubro de 2016, no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) Unidade Americana, abordou o tema: “Que ser humano pretendemos formar na Universidade: Pressupostos e Concepções” e foi um marco fundador do novo espaço reflexivo e de ação.

A Jornada nasceu por meio das reflexões dos editoriais do Reitor, Padre Ronaldo Zacharias, na Revista UNISAL (Ano 15, Edições 70 e 71). Nesses editoriais duas perspectivas se destacaram: a importância e urgência de pensar e materializar o modo como entendemos e estamos formando o humano em nossas fileiras universitárias e a necessidade de promover mais debates sobre os temas que urgem da sociedade, bem como, ser capaz de evidenciar seu posicionamento sobre tais assuntos.

O Diretor de Operações, Prof. Homero Tadeu Colinas acolheu todos os participantes e agradeceu aos professores e demais envolvidos na organização do evento. Na sequência, o Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, Antonio Boeing, lembrou do princípio antropológico, que marca a nação brasileira, a negação do outro, do diferente. “Acredito que esta jornada é um evento muito importante para darmos continuidade àquilo que Dom Bosco fez, que é amar incondicionalmente aqueles que não eram amados, que não eram vistos, que não eram considerados no seu tempo. E, se nós estamos aqui para pensar sobre Ser Humano, é porque nós gostamos de gente, especialmente dos jovens, como Dom Bosco”, completou Boeing.

Antes das mesas-redondas, houve uma reflexão inicial, organizada pela equipe da Pastoral da Universidade e pelo Prof. Fábio Camilo simbolizando a importância da partilha. A mesa-redonda: “Concepções sobre o ser humano no mundo de hoje” contou com os professores José Marcos Miné Vanzella, Eduardo Dalabeneta e Fabio Camilo Biscalchin, como mediador. A outra mesa-redonda: “Concepções da Pedagogia Salesiana para a formação do humano”, teve a participação do Reitor do UNISAL, P. Ronaldo Zacharias, do Diretor da Obra Salesiana de Piracicaba, P. Antonio Carlos Galhardo e do Prof. Daner Hornich, como mediador.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: