Jovens do IDB participam da Oficina “Minha própria Casa” em parceria com Instituto IFA

No último dia 8, além das celebrações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, os jovens do Centro para Juventude – CJ, do Castelinho Dom Bosco, do IDB São Paulo, localizado na região da Zona Sul, participaram da Atividade de Empreendedorismo: “Minha própria Casa”.

A Oficina é uma proposta do Instituto Fazendo Acontecer (IFA). O objetivo do IFA é a reflexão sobre a falta de habitação, um problema mundial. De forma lúdica, a ideia é criar uma casa, mas o momento visa de fato a conexão dos participantes com a sociedade, a história de vida de cada um e a realidade do todo. “O IFA pretende mostrar que empreender também é usar a imaginação para ousar, trabalhar coletivamente e gerar valor para sociedade”, contribuiu Jéssica Gomes, Assistente Técnica do CJ.

Após a explicação da dinâmica e o objetivo da atividade, foi o momento de os jovens colocarem a mão na massa. Divididos em grupos, tiveram que elaborar ideias e debater em equipe qual seria a melhor estratégia para o objetivo da atividade e como chegariam ao final pensando em todos os obstáculos que estavam presentes: planejamento em grupo, ideias, qual tipo de material poderia ser utilizado, administração e planejamento lógico do uso do dinheiro fictício para a compra dos bens, etc.

Durante 50 minutos, os jovens interagiram entre si, conversaram e debateram suas ideias inúmeras vezes, observaram quais eram os planos dos outros colegas, montaram e desmontaram seus protótipos muitas vezes, até concretizarem suas idealizações com o tema principal da atividade.

“A atividade foi muito divertida e dinâmica. No início os educandos estavam receosos em como construir uma casa, não tendo como recurso a pesquisa em celular. Nós enquanto educadores (Fernanda Nascimento, Jéssica Gomes, Jéssica Santos e Fabiola da Silva) propusemos aos jovens que se dividissem entre os grupos e decidissem quais seriam os critérios para a formação das equipes, quem iria realizar a construção da casa, quais educandos ficariam responsáveis pelo financeiro da atividade, quem ficariam no banco vendendo os materiais recicláveis. No decorrer da atividade foi perceptível que aos poucos eles foram debatendo ideias entre si, chegando a conclusões, mudando de ideias e vendo qual era o melhor caminho a se seguir para chegar ao objetivo em comum a todos: elaborar uma casa pensando na falta de moradia. No final da atividade nos sentamos com todos e conversamos como havia sido o processo de criação de cada grupo, pontos positivos, dificuldades encontradas e o que deveria ser melhorado para o próximo encontro do IFA. Percebemos que os educandos do CJ saíram satisfeitos com a atividade proposta e a forma como realizaram e comentaram no dia seguinte quando teríamos a próxima atividade do Instituto”, concluiu Jéssica.

Quem é o IFA?

O Instituto Fazendo Acontecer é uma organização sem fins lucrativos de educação empreendedora, fundada em 2016, pelo Professor Doutor José Dornelas, especialista no assunto. A fim de levar consciência socioambiental e autoconhecimento das crianças e adolescentes, trabalhando com a faixa etária dos 10 aos 18 anos, de uma forma lúdica e inovadora. Indo muito além de negócios e criação de empresas, o IFA pretende mostrar que empreender também é usar a imaginação para ousar, trabalhar coletivamente e gerar valor para sociedade.

O tema central da oficina Minha Própria Casa é a falta de habitação, um problema mundial. Ainda que de forma leve e divertida, existe a oportunidade de sensibilizar os participantes sobre o assunto, relacionando-o com suas histórias pessoais e criando uma conexão com a sociedade. O objetivo é construir uma casa. Ela pode ser aquela em que se entra dentro, uma opção divertida, como por exemplo, as cabanas que as crianças constroem com lençóis; uma casa miniatura, decorativa ou de brinquedo, que requer atenção aos detalhes; futurística, com dispositivos que não imaginamos capaz de expressar toda a criatividade ou o lado visionário do autor; ou do seu jeito, em que o participante propõe algo diferente.

Texto e Fotos: Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: