Jubileu de Ouro: Padre Narciso Ferreira chega aos 50 anos de sacerdócio

Comemorar dois aniversários em um mesmo mês não é para qualquer um, ainda mais quando um dos aniversários marca os 80 anos de vida e o outro 50 anos de sacerdócio. Pois foram essas duas marcas que o Pe. Narciso Ferreira, atual secretário inspetorial e delegado inspetorial para a Associação de Maria Auxiliadora, alcançou.

Filho de José Pedro Ferreira e Benedicta Rodrigues de Abreu Ferreira, Pe. Narciso nasceu em Cruzeiro no dia 14 de junho de 1938. Vinte e um anos depois seria admitido pela Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Pindamonhangaba. Durante seu período de preparação para o sacerdócio, passou pelas presenças salesianas paulistas de Lavrinhas, Pindamonhangaba, Lorena, Campinas (Liceu Nossa Senhora Auxiliadora), São Paulo (Instituto Teológico Pio XI) e pela presença salesiana de Ascurra, em Santa Catarina.

Com o lema “Com a mãe de Jesus para anunciar a paz”, Pe. Narcisco foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1968 no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, junto de mais nove colegas, pela imposição das mãos de Dom José Thurler, então bispo auxiliar de São Paulo, vigário geral e bispo da Região Episcopal Lapa.

Arquivo pessoal

A foto em destaque, de sua ordenação, é de extremo valor, pois nela estão cinco sacerdotes que viriam a se tornar bispos. “O bispo ordenante foi D. José Thurler, bispo auxiliar de São Paulo, vigário geral e bispo da Região Episcopal Lapa. Ao lado de Dom José estavam o Pe. Hilário Moser, que tornou-se inspetor salesiano em São Paulo, bispo auxiliar de Recife (PE) e depois bispo diocesano de Tubarão (SC); o Pe. Fernando Legal, que tornou-se inspetor salesiano de São Paulo, depois bispo de Itapeva, depois de Limeira e finalmente de São Miguel Paulista; o Pe. Walter Bini, que tornou-se inspetor de Campo Grande, superior regional do Cone Sul e depois bispo de Lins – e D. Jose não sabia que estava ordenando um que depois seria Dom José Balestieri, que tornou-se inspetor da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (RS), depois bispo de Humaitá (AM) e depois bispo de Rio do Sula (SC) … Quanto bispo numa mesma ordenação!”, conta o Pe. Narciso.

Como sacerdote, Pe. Narciso desempenhou diversas funções conselheiro, diretor, ecônomo, ecônomo inspetorial, diretor, pároco, até ser delegado para as funções que executa com primor na atualidade. Conviveu e contribuiu nas seguintes presenças salesianas, em ordem cronológica: Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas; Noviciado Salesiano, em São Carlos; Instituto Salesiano São José, em Lorena; Instituto Dom Bosco, Escolas Profissionais Salesianas e Centro Inspetorial, no Bom Retiro, Mooca e Campos Elíseos, na capital; Inspetoria São Domingos Sávio, em Manaus; Instituto Dom Bosco, em Americana; novamente nas Escolas Profissionais Salesianas, na Mooca, no Noviciado Salesiano, em São Carlos e no Instituto São José, em Lorena; no Aspirantado Salesiano, em Pindamonhangaba; na Paróquia Santa Luzia, no Jardim Nordeste, capital; no Pré-Noviciado Salesiano, em São Carlos; e atualmente no Centro Inspetorial, em São Paulo.

Em paralelo às suas funções na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Narciso também estudou e prestou diversos serviços à Igreja. Em seus estudos, consta a licenciatura em Filosofia, com título de professor de Filosofia e História; Teologia Renovada em função da Pastoral Juvenil; Psicologia Dinâmica e Parapsicologia; Espiritualidade; Realidade Brasileira; Planejamento Educativo; Legislação e Prática Trabalhista; Capacitação da Comunidade Solidária; Auditoria e Filantropia; Pós-Graduação em Teologia, Curso para Formadores; além de um curso à distância na American Higher Education Conference, na University of Southern California.

Com tudo isso, Pe. Narciso chega aos 80 anos de vida e 50 anos de sacerdócio esbanjando vigor e a alegria típica de um salesiano. Que Deus o abençoe e lhe conceda ainda muitos anos de vida!

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: